• Carregando...

A construção e utilização dos remansos em vias públicas obedecem a normas e regras estipuladas pela prefeitura. Esses espaços passam a integrar a via pública e, portanto, deixam de ser de uso particular. Isso é o que estabelece a norma. No entanto, um remanso construído na Rua Campos Sales, esquina com a Rua Mauá, vem sendo utilizado como particular, inclusive para depósito de lixo e estacionamento privativo, ao arrepio da lei. Já comuniquei ao 156, que retornou dizendo que o espaço é privado, o que contraria as normas e regras. Ironicamente, o espaço vem sendo utilizado pelo Tribunal de Justiça.

Paulo Afonso Bley Di Giorgio

• Resposta

No local mencionado pelo leitor não há remanso, mas uma via local. As vias locais do setor estrutural servem como vias lentas para a desaceleração de veículos que trafegam pelas vias rápidas e também para embarque e desembarque de passageiros. Fiscais da prefeitura estiveram no local e verificaram que a via local no endereço citado pelo leitor está sendo usada como estacionamento privativo e para depósito das lixeiras do edifício. Além disso, foi observada a existência de um gradil e corrente que restringem o acesso ao público em geral. A prefeitura emitirá notificação para correção das irregularidades.

Binário

Sou morador do bairro Santa Quitéria há aproximadamente 50 anos, e observo por parte da prefeitura de Curitiba ausência de obras que possam melhorar as condições do bairro, em especial para o fluxo de veículos nas principais vias de acesso. Cito como exemplo a Rua Professor Fábio de Souza, que é uma importante via de ligação entre bairros, e que atualmente absorve um grande fluxo de veículos. Além da necessidade de revitalização da Rua Fábio de Souza, seria providencial a criação de um binário para melhorar a vazão do fluxo de veículos da Rua João Alencar Guimarães. Aliás, em 13 de setembro de 2012, foi publicado na Gazeta do Povo que havia estudos da prefeitura para implantação de um binário nessa região. Este projeto permanece em estudos, e existe alguma previsão para implantação?

Osmar de Christan

• Resposta

A Rua Fábio de Souza está na relação de ruas da regional Portão com prioridade para receber obras de revitalização. A prefeitura busca recursos para viabilizar as obras de melhoria previstas para essa e outras ruas do bairro Santa Quitéria. Ippuc e Setran fazem estudos para as obras de extensão do binário existente entre as ruas João de Alencar Guimarães e Major França Gomes até a região da CIC. Os estudos levam em conta o adensamento da região e preveem a possibilidade de, no futuro, ampliar o sistema de transporte coletivo, fazendo a ligação entre a região da CIC e o eixo estrutural norte/sul, por onde circulará o metrô. A previsão é finalizar o projeto até o fim deste ano. A intenção da prefeitura é iniciar as obras em 2015.

Ligeirão

Gostaria de saber quando vai iniciar a operação do ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão. A Copa já começou e o ligeirão ainda não!

Luan Henrique Ferreira Pinheiro

• Resposta

A implantação da linha mencionada pelo leitor está dependendo da conclusão das obras do Terminal Santa Cândida, da adequação de acessos do ônibus no Terminal Portão, onde está previsto que ele faça o retorno que no projeto original seria feito na Praça do Japão; e de decisão da Justiça ou acordo extrajudicial com as empresas, para a compra dos 24 ônibus que serão necessários. A compra de ônibus novos está suspensa pela Justiça, que concedeu liminar aos empresários, desde outubro do ano passado. A partir do momento em que é feita a encomenda dos ônibus são necessários pelo menos seis meses para que eles estejam prontos para entrar em operação.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]