• Carregando...
 |
| Foto:

Vimos vários problemas causados pelos temporais. Temos duas árvores de porte grande, tomadas pela erva-de-passarinho, que apodrece os galhos. Em maio deste ano, prevendo um grave acidente, registrei quatro solicitações de limpeza e corte na prefeitura pelo telefone 156. As árvores estão localizadas na Rua Carlos de Carvalho, defronte ao meu imóvel, onde há um grande afluxo de pessoas e carros. Será que teremos de esperar pelo pior para que providências sejam tomadas?

Carmen Lúcia Rigoni

Resposta: A prefeitura informa que verificou a situação relatada pela leitora e já realizou o serviço de poda na árvore mencionada.

Placa

Existe uma placa na Praça Carlos Gomes que orienta as pessoas a não dar comida aos pombos. Na placa, a palavra "por quê" está escrita junta (porquê), quando o correto seria separado. Fiz contato com o 156, mas a placa não foi alterada. Parece coisa insignificante, mas cansamos de ouvir opiniões negativas sobre a qualidade do nosso ensino e o poder público deveria ser um exemplo na utilização correta de nossa língua.

José Jesus de Souza

Resposta: A prefeitura agradece a colaboração do leitor por registrar a observação no serviço 156. Em atenção ao pedido do senhor José, a placa foi retirada do local e está sendo providenciada a substituição com texto correto.

Trânsito

Sou moradora da Rua Dom Pedro II, no Batel. Nos últimos anos, o tráfego de veículos no horário de pico tornou-se intenso, e para aqueles que desejam virar na Ângelo Sampaio está cada vez mais difícil. Os carros vindos nos dois sentidos tentam virar, obstruindo a passagem daqueles que querem apenas cruzar a Ângelo Sampaio e continuar em frente pela Dom Pedro II. Além disso, os semáforos parecem estar dessincronizados, pois a Ângelo Sampaio quase não desafoga no período em que o semáforo da Dom Pedro está verde, dificultando ainda mais a conversão. Também existem outros pontos de lentidão, principalmente nas duas quadras entre a Coronel Dulcídio e Desembargador Motta. Minha sugestão é de que a rua torne-se mão única, com a mão contrária à da Vicente Machado, comportando melhor o fluxo e facilitando as conversões.

Clara Nasser

Resposta: A prefeitura responde que verificará a possibilidade de intervenções nos tempos de verde da programação semafórica da área para melhorar a fluidez no trânsito da Rua Dom Pedro II. Também esclarece que a prioridade de sincronismo de semáforos na região é das ruas que fazem parte do anel viário e das que são vias de ligação com outros bairros, como a Desembargador Motta, a Ângelo Sampaio e a Coronel Dulcídio, portanto, com características e funções diferentes da Rua Dom Pedro II.

Ônibus

Sou usuário diário do ônibus da linha Santa Cândida/Capão Raso e, por causa das obras nas estações-tubo da Avenida Sete de Setembro para a implantação do novo Ligeirão, há a necessidade de o coletivo fazer mudanças de trajeto. O problema é que os motoristas retornam ao trajeto normal em alta velocidade e os passageiros acabam levando um "tranco", o que pode ser muito perigoso. É preciso mais cuidado e prudência dos motoristas, afinal, eles transportam vidas!

Juarez Santos

Resposta: A linha mencionada pelo leitor será monitorada para verificar a situação relatada. Caso seja constatado o problema, serão tomadas providências para inibir os abusos por parte dos motoristas, responde a prefeitura.

Mão única

A Rua Desembargador Vieira Cavalcanti poderia ter uma mão só da Rua Manoel Ribas até a Rua Tapajós, pois há duas escolas e uma associação médica nesse trecho, inviabilizando sentido nas duas direções.

Luiz Fernando Zagonel Filho, engenheiro

Resposta: A prefeitura faz estudos para melhorar a circulação viária na região das Mercês. Entre as medidas em análise está a alteração de sentido das ruas Desembargador Vieira Cavalcanti, Jacarezinho e Alcides Munhoz.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]