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Estou descontente com os ônibus que circulam pela Rodovia da Uva. Por volta das 8h, é um transtorno, pois os ônibus além de lotados, estão sempre atrasados, principalmente o Colombo–Rodovia da Uva, o que causa um problema muito grande a nós, trabalhadores que dependemos do transporte público para chegar ao trabalho. Não importa se você chega antes ou no horário ao ponto. Sempre é preciso esperar. Isto acontece também no centro, no horário de retorno para casa. E o pior de tudo é que o terminal que fica ao lado deste ponto está pronto, com as placas indicando os ônibus. Mas a inauguração que é bom, nada! Com o terminal e mais ônibus, talvez o serviço fique mais rápido. Meu único receio é que simplesmente "joguem" um ônibus de integração com os terminais de Curitiba e que nós, trabalhadores, continuemos a andar "mais apertados que sardinha em lata". Claro, sei o valor da passagem não subiu, mas isso não é desculpa, pois esse problema já vem de muito tempo.

Marina Moreira, Colombo – PR

Resposta

A Urbs monitora periodicamente todas as linhas do transporte coletivo. O número de veículos e os horários de circulação são dimensionados de acordo com a demanda de passageiros de cada linha. Em atenção à queixa do leitor, a Urbs vai fazer uma nova avaliação nas linhas da Viação Colombo para verificar a necessidade de ajustes. Cabe lembrar que o serviço de fiscalização de horários e funcionamento das linhas de ônibus é permanente. No entanto, os ônibus que circulam fora das canaletas, compartilhando o trânsito com outros veículos, estão sujeitos a situações atípicas, que eventualmente podem prejudicar a regularidade dos horários.

Sinalização

Minha reclamação é contra o departamento da prefeitura de Curitiba responsável pela sinalização de trânsito da nossa cidade. Moro na Rua O Brasil Para Cristo, no Boqueirão. No cruzamento com a Rua Salvador Ferrante, ela é preferencial. Existe a placa de Pare na Salvador Ferrante, no sentido leste/oeste. Porém, a placa que existia no sentido oeste/leste desapareceu em 2006. Desde então, já fiz cinco solicitações pelo telefone 156. Tudo em vão, pois a placa não foi recolocada. Os protocolos são nº 1712822 (30 de novembro de 2006); nº 1970545 05.09.07 (30 de junho de 2007); nº 2065596 27.09.07; nº 2088658 13.03.09 e nº 2733391. A situação se agrava porque o asfalto da Salvador Ferrante está em melhores condições do que o da Rua O Brasil Para Cristo. Assim, quem não conhece o local e vem pela Salvador Ferrante, acha que está na preferencial. Isso tem causado acidentes e mantido a vizinhança em alerta. Eis o meu protesto!

Elio Nowacki, Curitiba – PR

Resposta

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a solicitação do leitor foi recentemente atendida. A Urbs informa que está programando a revitalização da sinalização do cruzamento.

Licitações da Prefeitura

O que está acontecendo com o Serviço Juridico da Prefeitura na atual gestão? Até agora não se viu nenhuma licitação sem qualquer tipo de recurso judicial. Será que estas falhas não são propositais com o intuito de se manter através de prorrogações as atuais empresas; quase todas pertencentes a parentes ou pessoas ligadas aos políticos paranaenses. Fica aí a dúvida.

Romário Luiz Gomes Rios, Curitiba – PR

Resposta

A Prefeitura de Curitiba informa ao leitor que de 2004 até agora houve apenas 71 ações judiciais para discussão de 46 processos licitatórios. Desse total, 53 resultaram em decisões favoráveis ao município, o que representa 75% das ações. Há outras em processo de julgamento. Só em 2008, a Prefeitura de Curitiba fez 1.989 processos licitatórios. A licitação é um processo transparente, que garante economia de recursos municipais. A grande maioria dos processos licitatórios da Prefeitura transcorre de forma normal, sem questionamentos judiciais. Em 2008, a Prefeitura fez na administração direta 1.689 pregões eletrônicos, 172 processos por carta-convite e 91 tomadas de preço.

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor - Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone: (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129.

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