• Carregando...
 |
| Foto:

Moro na Rua José Pereira de Araújo, esquina com a Rua Amilcare Bientinezi, no bairro Capão Raso. A rua está esburacada há muitos anos, tanto que os veículos precisam trafegar desviando dos buracos. Também não há calçadas para pedestres e o lixo e o mato tomam conta da rua completamente. Em dias de chuva, a via é completamente alagada, pois os bueiros estão entupidos e não conseguem escoar a água, causando prejuízos econômicos e sanitários aos moradores.

Vitenberg G. Mendes

Resposta

A prefeitura informa que a Regional Pinheirinho identificou uma solicitação de manutenção para a rua citada e a manutenção do pavimento e da drenagem da rua já foi programada. Quanto à ausência de calçadas, a desobstrução, construção e manutenção das áreas de passeio são, por lei, de responsabilidade dos proprietários dos imóveis.

Comentário do leitor

Gostaria de agradecer à Gazeta do Povo pela presteza em encaminhar minha reivindicação para a prefeitura de Curitiba. Acredito que a resposta da prefeitura é uma tentava clara de fugir da sua responsabilidade. Equipes da prefeitura realmente estiveram no local, mas apenas remendaram alguns buracos da Rua José Pereira de Araújo, mas não desobstruíram nenhuma passagem de água da canalização desta, assim como também não houve a retirada do mato e do lixo ao longo da rua.

Pavimentação remendada

Moro na Rua Robert Redzimski, no conjunto Atenas, e o asfalto está todo remendado. A pavimentação foi feita há mais de 30 anos e creio estar inadequada para a via, que atualmente possui grande tráfego de veículos. Toda vez que passa um ônibus – o que acontece praticamente o tempo todo –, o prédio onde resido treme. Já chamei os engenheiros da Cohab para verificarem e a resposta foi que o problema estaria relacionado com o tipo de pavimentação.

Lucimara Machado

Resposta

Em relação ao tipo de pavimentação da via mencionada pela leitora, a prefeitura responde que a Secretaria de Obras fará estudos para programar a revitalização do asfalto mediante convênio com os governos estadual e federal ou, ainda, com recursos próprios. Em relação ao balanço estrutural do prédio, o próprio condomínio precisa contratar empresa especializada para avaliação e emissão de laudo, pois nesse caso não se trata de um prédio público e sim particular.

Lombadas no Pilarzinho

O asfalto novo da Rua Maria Cândida Sousa, no Pilarzinho, ficou bom, mas muito próximo das casas, colocando em risco os moradores e os pedestres. Por isso precisamos de lombadas na região – nas ruas Marcilia Vaz Carneiro e Romão Hofmeister – pois já aconteceram atropelamentos no local e um dos moradores faleceu.

Enoque Santos

Resposta

A prefeitura e a Setran respondem que a Rua Marcilia Vaz Carneiro recebeu sinalização viária recentemente. As ruas Maria Cândida e Romão Hofmeister são transversais e receberam apenas sinalização no encontro com a Rua Marcilia Vaz Carneiro. A Setran encaminhará um técnico que irá realizar vistoria para constatar como está o local e programar a sinalização pertinente.

Sinalização

A Rua Presidente João Goulart, no Tatuquara, apresenta vários problemas de falta de infraestrutura como, por exemplo, a ausência de calçamento e ciclovias. Embora seja uma via de tráfego intenso, é muita estreita, sem contar com os matagais que margeiam a rua, tornando a situação ainda mais caótica.

Célio Borba

Resposta

A prefeitura tem projeto para revitalizar a Rua Presidente João Goulart. O projeto prevê duas faixas de circulação por sentido, canteiro central, calçadas com material plano e antiderrapante, além de ciclovia. A prefeitura busca recursos para viabilizar as obras. Nos próximos dias será feita uma nova operação de roçada e limpeza nos canteiros da rua.

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]