• Carregando...
 |
| Foto:

Levei meu filho ao playground existente nos fundos do Parque Barigui para brincar e andar de bicicleta, e não vi sanitários próximos para uso dos frequentadores. A prefeitura deveria construir um sanitário público, pois, principalmente nos fins de semana e feriados, observo pessoas urinando no parque. Ou então deveriam colocar banheiros químicos naquela área do Barigui. Trata-se de uma necessidade, tanto no que se refere à saúde pública quanto aos bons hábitos comunitários.

Arno Emilio Gerstenberger Junior

Resposta: Após a construção do Pavilhão de Exposições, da terceira pista exclusiva para corrida de pedestres e da trincheira da Avenida Cândido Hartmann, a prefeitura responde que fará estudos para outras intervenções, entre as quais a construção de novos banheiros. Cabe lembrar que o Parque Barigui conta com dois conjuntos de banheiros públicos: um no estacionamento localizado ao lado da BR-277; outro, na entrada da Avenida Cândido Hartmann. Também estão à disposição dos usuários do parque os banheiros da Lanchonete do Farol, do Bistrô, do Bar do Lago, do Restaurante Maggiori e do bar Parque Barigui. Os contratos com os permissionários determinam que os banheiros desses estabelecimentos devam estar disponíveis aos visitantes do parque.

Comentário do leitor: Como a extensão do Parque Barigui é grande, a colocação de banheiros químicos próximos ao parquinho e churrasqueiras é fundamental para a manutenção da higiene do local, pelo menos enquanto não se fazem os banheiros definitivos mencionados pela prefeitura. Ano que vem já é Copa do Mundo e o Parque Barigui vai receber milhares de turistas. As pessoas têm o direito de não ver cenas constrangedoras, como as que acontecem atualmente.

• Semáforos

Foi aberto o cruzamento da Rua Ponta Grossa com a Avenida Kennedy e colocado um semáforo, mas o mesmo não está sincronizado com o semáforo anterior e nem com o seguinte, causando lentidão. Além disso, com a abertura do cruzamento, poderiam ter fechado a conversão à esquerda para quem segue em direção ao Centro, pois atualmente formam-se longas filas na Rua Arion Niepce da Silva para a travessia da Avenida República Argentina. A prefeitura chegou a proibir o estacionamento do lado direito da Arion Niepce para aumentar uma pista, mas, como não foi feita a pintura de divisão de faixas, os automóveis continuam usando apenas duas pistas. Creio que falta mais agilidade e melhor qualidade dos serviços executados pela prefeitura.

Wanderley Ilivinski

Resposta: Foram feitas alterações na programação do semáforo do cruzamento da Avenida Kennedy com a Rua Ponta Grossa para ajustar o sincronismo com os equipamentos dos cruzamentos da Avenida Kennedy com as ruas Paraíba e Augusto de Mari, responde a prefeitura. Mesmo assim, devido à configuração do cruzamento das avenidas Kennedy com República Argentina e ao volume de tráfego de veículos e pedestres, no horário do pico da tarde a circulação fica prejudicada porque a programação do semáforo exige quatro estágios de verde. Isso gera aumento de espera e a formação de filas de veículos nos cruzamentos anteriores. Na Rua Arion Niepce da Silva, entre a Rua Eduardo Carlos Pereira e a Avenida República Argentina, foram implantadas as placas indicando proibição de estacionamento do lado direito da via. A seguir, serão feitos os serviços de sinalização horizontal no local. O semáforo da Avenida República Argentina com Rua Arion Niepce da Silva possui urgência para o transporte coletivo, com sensores na canaleta que detectam a presença dos ônibus no cruzamento e provocam a diminuição do tempo de verde na Arion Niepce da Silva.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]