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Na qualidade de usuário e pagador de impostos, falo em nome de toda a comunidade curitibana que tem o desprazer de enfrentar o trânsito caótico na Linha Verde todas as manhãs e, no fim da tarde, encontrar filas intermináveis no trecho do semáforo da Linha Verde até a Rua Fagundes Varela, em frente do Hospital Vita. Seria importante esclarecer para a comunidade qual a finalidade da trincheira naquele trecho e por que até hoje ainda não desligaram o semáforo. Por que nesse local nunca vemos um patrulhamento para orientar e agilizar os usuários que já estão exaustos de tanto abuso?

Airton de Moura

Resposta

A prefeitura responde que, enquanto não forem concluídas as obras da Linha Verde Norte, será necessário manter o semáforo porque os veículos que se dirigem ao Hospital Vita e ao Conjunto Colina Verde obrigatoriamente cruzam a Linha Verde pelo local, não havendo outra possibilidade de trajeto.

Córrego

Sou morador da Rua Arthur Suplicy de Lacerda, quase esquina com a Rua do Canal Rio Barigui, no Seminário, e há mais de um ano vivo apreensivo com a situação em que se encontra o fim da rua devido ao desbarrancamento de um córrego. No ano passado, foi feita uma obra paliativa para fechar uma cratera de 3 metros dentro da via pública, mas o restante da rua também está fadado a cair a qualquer momento.

Gilberto Tuyuty

Resposta

Em 2012 foi construído um muro de arrimo emergencial devido ao rompimento da margem direita do barranco do córrego, responde a prefeitura. Em vistoria feita no local mencionado pelo leitor foi constatado que não há indícios de erosão no local e que a estabilidade da Rua Arthur Suplicy de Lacerda não está ameaçada.

Comentário do leitor

Permita-me discordar dos técnicos da prefeitura, pois o asfalto próximo da minha casa está com um desnível de 20 cm, e também há a escavação natural da água dentro do córrego, fazendo buracos que não são visíveis da rua.

Pavimentação

Gostaria de saber por que a prefeitura de Curitiba não pavimenta a outra metade da Rua Mário Beraldi, no Santa Cândida. De todas as ruas da região que "desembocam" na Teodoro Makiolka, apenas duas não têm pavimentação, sendo uma delas a metade da Mário Beraldi. Já fiz uma solicitação ao 156, mas até agora nenhuma notícia. Acredito que um pouco do "frenesi pavimentador" que acometeu a cidade no ano passado poderia ser direcionado para essas ruas sem qualquer prejuízo para os cofres públicos. Outro mistério é a razão que levou a prefeitura a asfaltar toda a Rua dos Dominicanos, na Boa Vista. É uma rua secundária em toda a sua extensão e as preferenciais do entorno, como a Leopoldo Manson Vaz, continuam com aquele antipó que mais parece a superfície da Lua.

Ana Cecilia Silva

Resposta

Mais de 1,5 mil km de ruas de Curitiba têm pavimento antigo e a prefeitura está ciente de que essas ruas precisam passar por obras de revitalização, requerendo investimentos financeiros próximos a R$ 1,5 bilhão. A administração municipal buscará recursos financeiros junto aos governos estadual e federal para atender às necessidades, priorizando as ruas que compõem rotas das linhas do transporte coletivo. Enquanto isso, continuará fazendo serviços de manutenção na malha viária da cidade.

Comentário do leitor

O que a prefeitura deveria dizer é que a Rua Mário Beraldi não tem pavimentação nenhuma, nem antiga nem recente. Como não é prioridade, provavelmente não vai ser pavimentada nunca, ao contrário da Rua dos Dominicanos, que também não tem circulação de transporte público, mas foi totalmente asfaltada. Quem será que mora lá? De qualquer maneira, agradeço a atenção e fico aguardando a prefeitura ter mais consideração pelos cidadãos pagadores de imposto, seja onde for que eles morem.

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Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

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