• Carregando...

Há muito tempo vêm acontecendo acidentes de veículos no cruzamento das ruas Paraíba e Goiás, normalmente, pela inobservância da placa de "pare" existente na esquina e, que não é respeitada pelos condutores que vêm pela Rua Goiás. Neste mês, em média, a cada três dias, ocorreu um acidente, por enquanto apenas com danos materiais. Acredito que, para diminuir o número de acidentes neste local, bastaria a colocação de "tartarugas" ou um piso mais elevado, tanto no cruzamento da Goiás com a Paraíba quanto da Goiás com a Alagoas. Carlos Bueno Ribeiro

Resposta

A Urbs fez uma avaliação no local e constatou a necessidade de melhorar a sinalização na esquina das ruas Goiás com a Paraíba. A Secretaria de Obras fará o recape do pavimento no cruzamento, melhorará a pintura e colocará tartarugas, para garantir maior segurança no trânsito. O cruzamento da Rua Goiás com a Alagoas foi sinalizado adequadamente no segundo semestre de 2008, quando da revitalização do pavimento da rua Alagoas.

Trânsito

É incrível como as autoridades municipais não tomam providências para conter o trânsito de caminhões e carroças com animais e carroceiros, fazendo com que, na hora do pico, o trânsito fique incontrolável. Os caminhões e as carretas trafegam de forma continuada em qualquer horário na Linha Verde, nas vias rápidas e nos binários. E estou falando de carretas com 35 toneladas ou mais. A normatização de entregas deve ser estabelecida caso contrário não haverá viaduto, trincheira e rápidas que melhorem o trânsito.

Roberto Cezar

Resposta

A circulação em horários comerciais para alguns tipos de veículos, como caminhões acima de sete toneladas, é restrita apenas na Zona Central de Tráfego, ou seja, na área definida como anel central. Para outras áreas, a legislação municipal não prevê restrição, mas existem estudos para a ampliação da área que limita o horário para trânsito de caminhões de grande porte. A Linha Verde, por ser uma antiga BR, não restringe a circulação de veículos pesados, mas estão sendo criados acessos aos contornos Sul e Norte, que propiciam o desvio de veículos que seguem pela BR 116, aliviando o trânsito no trecho que deu lugar à nova avenida. O Código de Trânsito garante o direito a uso das vias públicas a qualquer tipo de veículo, mesmo os de tração animal ou propulsão humana, mas a prefeitura estuda novas medidas para disciplinar a atividade dos coletores de materiais recicláveis, com definição de horários e locais de circulação de carrinheiros e carroceiros. Nas constantes campanhas feitas pela Diretran nos mais diferentes espaços públicos e em blitze, também os catadores são orientados respeitar as leis de trânsito e circular com segurança. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente implantou o projeto Eco-Cidadão, que desenvolve um trabalho de educação ambiental e comportamento no trânsito dirigido a esses trabalhadores. Em toda a área central, a prefeitura conta com a parceria dos lojistas, que somente após o horário comercial disponibilizam o material reciclável para a coleta. A população pode ajudar a diminuir o problema, dispondo o material para a coleta, devidamente acondicionado, o mais próximo possível do horário programado. A consulta dos dias e horários de coleta pode ser feita pela internet, na página do município na internet: www.curitiba.pr.gov.br.

Poluição sonora

É necessário fazer alguma coisa quanto à poluição sonora de alguns motoristas. Moro no Boa Vista e a qualquer hora do dia ou da noite passa alguém com o volume no máximo. E a prefeitura o que faz para coibir essa atitude? A cidade é de todos, não só dos mal-educados.José Maria Petroski, de Curitiba

Resposta

A Diretran atua em conjunto com o BPTran na fiscalização de irregularidades que contrariem o Código de Trânsito, como a perturbação do sossego público por fonte sonora, e atende denúncias da população pelos telefones 156 e 190.

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone -(41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]