• Carregando...

Em agosto aconteceu mais um atropelamento de um idoso na canaleta em frente da entrada principal do Passeio Público. Com a instalação de mais um semáforo na canaleta do biarticulado, talvez se pudesse evitar outros atropelamentos, mesmo causando eventuais atrasos no horário do ônibus. De um lado da canaleta existe um semáforo que, quando fecha, dá a entender ao pedestre que sai do Passeio Público que é seguro atravessar a canaleta. É aí que o biarticulado surpreende o pedestre. O cidadão não consegue perceber essa armadilha. Outra providência que a prefeitura poderia tomar é instalar uma lombada elevada na canaleta no local para reduzir a velocidade do biarticulado. Por fim, a própria entrada do Passeio Público dificulta que os pedestres visualizem os biarticulados. Todos esses fatores aumentam o risco de acidentes. Culpar sempre a desatenção dos pedestres é muito conveniente para não se tomar nenhuma providência.

Mauro Lisboa

Resposta: A implantação de semáforo para pedestres, no local citado pelo leitor, está incluída na programação da Setran.

Rua José Brusamolin

É lamentável o descaso da prefeitura para com os frequentadores do Parque São Lourenço. Com vagas insuficientes no estacionamento, nos fins de semana o usuário é forçado a cruzar valas e ajeitar-se nos barrancos ao longo da Rua José Brusamolin, cujo pavimento em antipó mais parece o solo lunar de tantas crateras. Será que custaria muito promover a pavimentação, sinalização e a construção de calçadas ao longo da rua para minimizar o caos verificado nos fins de semana?

César Patrianova

Resposta: A prefeitura pretende revitalizar a Rua José Brusamolin e busca fonte de recursos para as obras. Enquanto isso, faz periódicas operações de manutenção para melhorar as condições de circulação. Cabe lembrar que, mesmo sem a existência de calçadas, a área de passeio tem de ser preservada e que os veículos que estacionam irregularmente nessas faixas estão sujeitos às sanções previstas no Código de Trânsito.

Comentário do leitor: Infelizmente, a resposta dada à minha demanda com certeza é de alguém que desconhece o assunto. Sugiro que acesse a Rua José Brusamolin através do aplicativo Google Maps. A visão do satélite e do street view da rua já dão uma boa ideia do problema. Some-se, é claro, à imagem disponível o número excepcionalmente maior de veículos que se verifica nos fins de semana.

Binário Mateus Leme/Nilo Peçanha

Quando a prefeitura e os órgãos de planejamento do trânsito decidirão implantar um binário na Mateus Leme e Nilo Peçanha?

Edson Barboza de Castro

Resposta: Existem estudos para implantação do binário. Os estudos incluem a busca de alternativas para resolver a dificuldade que o binário criaria para os usuários do transporte coletivo, uma vez que as duas ruas, em alguns trechos, ficam muito distantes.

Zoneamento

Todos sabem que o adensamento populacional e a verticalização das moradias trazem enormes transtornos. Para regular isso existem os planos de zoneamento. Fiquei pasmo ao ver que dentro do Bosque do Papa – área de proteção e interesse público, e a 30 metros do Rio Belém – estão levantando um robusto edifício. Isso é permitido? A construtora está "peitando" as leis? A prefeitura autorizou?

José Buffo

Resposta: A fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo não verificou a existência de construção dentro da área do bosque. O leitor deve registrar a queixa no serviço 156, informando o endereço exato da obra, para que a prefeitura possa verificar a existência de irregularidades.

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]