• Carregando...
 |
| Foto:

Gostaria de parabenizar a prefeitura e a Urbs pela revitalização da Linha Ver­­de e suas sinalizações com as placas. O único detalhe ruim são os semáforos, que não ajudam a fluir o trânsito em ne­­nhum sentido. Um abre, o outro fecha. Cadê a força verde que tanto falaram que iria ser aplicada, dando maior fluên­­cia ao tráfego?

Ozair Costa

Resposta

A prefeitura informa que os semáforos da Linha Verde estão sincronizados entre os binários de cada estação do transporte coletivo. No trecho entre as estações Fanny e Marechal Floriano, há um sincronismo estabelecido no sentido São Paulo, cujo fluxo possui maior demanda veicular por faixa. Cabe lembrar que os semáforos têm programação especial para priorizar o transporte coletivo, por meio de sensores instalados nas vias exclusivas do biarticulado. Quando o ônibus passa nestes sensores, o controlador semafórico é acionado e antecipa a abertura do verde para a canaleta, ou, caso já esteja verde para a canaleta, estende o tempo do verde para evitar que o ônibus fique parado no semáforo vermelho. No avanço ou prolongamento do sinal verde para os ônibus, as vias marginais da Linha Verde ganham a mesma temporização da canaleta. Assim, um semáforo pode antecipar a sua abertura em relação à programação original se não houver a demanda do ônibus, alterando por alguns instantes o sincronismo, que logo é reestabelecido com a abertura do semáforo posterior.

Campanha

Tenho notado que a maioria dos pedestres e dos motoristas não descobriu, ou não sabe, para que servem as travessias elevadas e muito bem sinalizadas que estão sendo colocadas em diversas ruas da cidade. Enquanto muitos motoristas avançam sobre pedestres que "ousam" atravessá-las, há também pedestres que atravessam a rua poucos metros antes ou depois de uma travessia elevada. Não dá para entender!

J. C. O. Vallada

Resposta

De acordo com a prefeitura, a questão do respeito às faixas de pedestre, elevadas ou não, tem sido tratada regularmente em campanhas sobre o comportamento dos cidadãos no trânsito, feitas por meio da mídia, nos ônibus e em ações desenvolvidas pelas equipes da Urbs nos mais diversos espaços públicos da cidade, como parques, praças, eventos públicos e também em empresas, escolas e entidades religiosas. Idosos voluntários capacitados pela Diretran estão acompanhando agentes de trânsito em abordagens educativas em diferentes pontos da cidade. Além das orientações sobre a importância do respeito à sinalização, as ações têm dado ênfase à responsabilidade individual em relação a garantia da segurança no trânsito. A Urbs reforçará essas ações com a operação volta às aulas, programada para o início do ano letivo.

Contorno Norte

Sou usuário constante do Contorno Norte e gostaria de saber quem é o responsável por esta via. Embora existam muitos cruzamentos na entrada de vários bairros, a sinalização, principalmente a noturna, é péssima, pois o trecho especialmente nesta época do ano está sujeito a neblina.

Julio C.A.Fróes, administrador

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]