• Carregando...

Que o viaduto estaiado ficou bonito, quase ninguém vai negar. E que ele conseguiu desafogar o trânsito na região da Avenida das Torres, também. A questão é que todo o trânsito que vem do Cajuru e sai na frente da Electrolux não está fluindo. Se alguém for até o cruzamento da Salgado Filho com a José Rietmeyer, no horário das 7 horas, vai entender o que estou falando. Todo o trânsito que antes se concentrava na Avenida das Torres agora se concentra no cruzamento na frente da Electrolux.

Camila Sthor

• Resposta

A prefeitura faz estudos para melhorar a circulação e a segurança no trânsito, na área do cruzamento mencionado pela leitora.

Tráfego pesado

As ruas do bairro Hauer estão sendo submetidas ao trânsito intenso de caminhões carregados com pedra britada (com carga estimada em 14 toneladas) que abastecem, diariamente, uma empresa de concretagem situada na região alta do bairro, a menos de 150 metros da Linha Verde. Indago se essa empresa (de nome conceituado) aguardará, primeiramente, que as vias fiquem novamente degradadas para, na sequência, utilizar a Linha Verde, essa, sim, projetada para receber veículos com alta capacidade de carga.

Jackson Noviski

• Resposta

A prefeitura responde que, quando foi instalada na região, a empresa atendeu a todas as normas da Lei de Zoneamento em vigor na época e funciona de forma regular. Serviços de manutenção das vias de tráfego que compõem a malha viária da regional Boqueirão são executados periodicamente.

Vias principais

Há anos lemos na coluna Cidadão Atento a mesma resposta da prefeitura para a não realização da revitalização de ruas como a tenente Tito Teixeira de Castro, no Boqueirão. A frase feita da prefeitura é sempre a mesma: "o programa prioriza as vias principais". O que seriam, para esses "respondólogos", vias principais? A Tenente Tito é a rua que dá acesso direto à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas do Boqueirão; por essa via circulam a toda hora ambulâncias que levam, sacolejando, pacientes para serem atendidos – até as casas situadas próximas à unidade de saúde são sacudidas e tremem com o passar dessas ambulâncias – e também caminhões de entregas. A rua é, sim, uma via principal para todos os moradores que nela residem e é o caminho usado para ir à unidade de saúde, aos mercados, às escolas, aos postos de votação nas eleições.

Romeu Franzen

• Resposta

A Rua Tenente Tenente Tito Teixeira de Castro está incluída na relação de ruas do Boqueirão indicadas para atendimento. A prefeitura busca fonte de recursos para as obras de revitalização.

Buraco

A cada dia aumenta a cratera na Rua Saldanha Marinho, quase esquina com a Alameda Cabral, região central. Vários motociclistas que transitaram pelo local escaparam por pouco de se envolverem em um acidente de grande proporção. Com as chuvas dos últimos dias, a cratera só está aumentando, empoçando muita água que escoa para baixo de um edifício antigo de 13 andares, cuja lateral situa-se defronte o tal buraco. O calçamento dessa via pública com intenso tráfego é do tempo do Império, necessitando de reparo urgente.

Beatriz Leme Gonçalves Nascimento

• Resposta

No local mencionado pela leitora houve erosão no solo sobre a rede de esgoto. A prefeitura notificou a Sanepar e as obras de reparo serão executadas nos próximos dias.

Calçada da Praça Zacarias

Consertaram a calçada na Praça Zacarias, mas não houve nenhuma preocupação com a qualidade e, além do aspecto de mal feito, já tem pedras recém-colocadas faltando. Fico com a impressão de que a prefeitura não faz o acompanhamento dos serviços executados, e controle de qualidade talvez seja um sonho bem distante. De qualquer forma, gostaria muito que o serviço fosse novamente efetuado.

José Jesus de Souza

• Resposta

A prefeitura verificou o problema apontado pelo leitor e providenciará a correção da calçada.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]