• Carregando...
 |
| Foto:

Gostaria muito que as autoridades da PUCPR e da URBS levantassem bem cedo e tentassem circular para levar seus filhos ou ir trabalhar pela Rua Guabirotuba em direção à Rua Chile. É uma falta de planejamento e de segurança para as crianças moradoras da região, para os pais, para os alunos da PUC e risco de acidentes sérios. É um caos total e as autoridades parecem ignorar. São vans deixando alunos no meio da rua, ônibus parando também no meio da rua, crianças circulando no meio deste caos, os alunos atravessando entre os carros. Mesmo que as obras de mudança no trânsito estejam sendo feitas, alguém precisa tomar providências, como colocar policiamento durante um horário crítico, na entrada das aulas.

Marcos Vinicius Spitzner

Resposta

A Diretran responde que vai fazer uma operação especial de monitoramento na área, com apoio do BPTran, para orientar os motoristas e pedestres, coibir irregularidades e garantir maior segurança no trânsito.

Sinalização

Gostaria de fazer uma reclamação sobre a sinalização na esquina da Avenida Cândido de Abreu com a Rua Comendador Fontana. Moro aqui há quatro anos e todo fim de semana tem acidente na mesma esquina. Conversando com outra moradora, que mora aqui há 14 anos, ela disse que acidentes são comuns na rua, que reclamou para a prefeitura e nada foi feito. O que acontece ali é o seguinte: quem vem da Rua Aristides Teixeira e passa pelo sinaleiro no amarelo não tem tempo para atravessar as sete pistas da Cândido de Abreu. O tempo do sinaleiro é muito curto. Ao fechar um, abre automaticamente o outro, e na pista sentido Palácio Iguaçuo sempre vem alguém em alta velocidade e topa com outro que passou no amarelo. Foram três capotamentos no último mês e meio, acidentes envolvendo crianças e idosos. Será que não é possível aumentar o intervalo entre a abertura dos sinaleiros?

Camila Sthör

Resposta

A prefeitura responde que a programação semafórica do cruzamento mencionado pelo leitor reserva quatro segundos de sinal amarelo, mais quatro segundos de vermelho para todas as aproximações, com bloqueio total, antes de abrir a fase veicular da Rua Comendador Fontana. Esses oito segundos são suficientes para percorrer quase 90 metros na velocidade de 40 km/hora, após o fim do sinal verde. Considerando que o cruzamento possui cerca de 60 metros de travessia, a prefeitura entende que há tempo hábil para a travessia segura, com a prudência e respeito à sinalização por parte dos motoristas.

Ônibus

Tenho uma reclamação sobre o sistema de travamento das portas dos ônibus de Curitiba. Todos lembram do caso Cleonice Ferreira Gouveia, que morreu porque as portas do ônibus da linha na qual a jovem andava se abriram em função do alto número de passageiros. Bem depois de disso os usuários do ônibus de Curitiba conheceram um novo sistema de segurança, que impede que o veículo se mova enquanto as portas estão abertas, e há avisos sonoros que as portas fecharam. O problema é que nem todos os ônibus que trafegam na cidade têm esse dispositivo de segurança. Eu, como usuário, sinto-me inseguro porque se algum passageiro estiver próximo as portas durante o movimento do veículo sem o dispositivo de segurança, poderemos ter uma tragédia pior.

Nathan Polidoro

Resposta

A prefeitura informa que toda a frota de ligeirinhos e biarticulados é equipada com o sistema de segurança que impede a movimentação do veículo enquanto as portas estiverem abertas. Também esclarece que apenas veículos dotados de motores com gerenciamento eletrônico permitem a instalação do equipamento, o que não acontece com ônibus mais antigos, que possuem gerenciamento mecânico. Todos veículos incorporados à frota de transporte coletivo para substituir os ônibus mais antigos já entram em circulação com o sistema de segurança.

* * * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]