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Leio sempre a coluna Cidadão Atento e pelo menos desde o início de 2009 observei que vários leitores têm deixado sua indignação com relação à superlotação dos ônibus, a qual sou solidária, pois também usufruo do transporte coletivo, é claro, em horário de pico. Já que a resposta da prefeitura é sempre a mesma – "...a Urbs segue os critérios técnicos estabelecidos na lei municipal..." – por que não são feitas melhorias como colocar nas estações um informe com os horários do ônibus, para que de alguma forma os usuários possam se programar. Outro benefício seriam setas indicativas nas portas, como há no metrô de São Paulo, orientando por qual se deve entrar e qual se deve sair. Com um fiscal fazendo esse controle acabaria a desordem, além de também ajudar no quantidade máxima de usários por veículo, esse último sugerido pela leitora Daniele Krzesinski (06/4). Sem dúvida a ajuda da mídia facilita muito a vida da população na hora de fazer tais reivindicações. Existem outras "n" possibilidades de fazer uma reforma nesse modo de utilizar o transporte coletivo, basta somente consultar mais a população que usa o meio de transporte e menos os estudiosos que sequer andam de ônibus.

Elisandra Abreu, Curitiba - PR

Resposta

Nas estações da Linha Verde a Urbs vai testar um sistema com uso de GPS para informar aos passageiros o horário real de chegada dos ônibus em cada parada. Na gravação são indicadas também as portas de entrada e saída dos veículos. A intenção é estender o serviço a todas as estações-tubo da cidade, depois da fase de testes. A Urbs informa que os ônibus que passam pelas estações-tubo têm intervalos que variam de 2 a 8 segundos nos horários de pico, inviabilizando a opção de informações em locais fixos, já que os horários estão sujeitos às condições do trânsito. A indicação de portas de entrada e saída com uso de setas no interior dos ônibus também é inviável, uma vez que os acessos são diferentes nos terminais e nas estações-tubo.

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Placas de trânsito

A respeito do atendimento da central 156 da prefeitura de Curitiba gostaria de informar que possuo um protocolo de atendimento do dia 20/2 solicitando a colocação de placas de trânsito de proibido estacionar na Rua Professor João Argemiro Loyola. São apenas duas placas entre as ruas Rodrigues Alves e Teixeira Soares, no bairro Seminário. Porém, toda vez que pergunto pelo telefone a respeito do protocolo n° 2704032 a resposta é a mesma: a prefeitura fará uma análise do pedido. Enquanto isso os moradores da região sofrem, pois a rua é estreita e tem sentido duplo. Com os veículos estacionando nos dois lados da via, resta apenas contar com paciência e sorte para não encontrar um veículo no sentido contrário.

Osmir Elias, Curitiba – PR

Resposta

A colocação das placas pedidas pelo leitor está na programação de serviços do mês de abril.

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Vacinação

Quero manifestar minha satisfação com o atendimento da Unidade de Saúde Bom Pastor. Estive lá para vacinar meu filho de dois anos e fui atendida com extrema cortesia. Esperei uns quinze minutos pela minha vez, muito menos do que ocorre em muitas das clínicas conveniadas ao meu plano de saúde. Foi a primeira vez que recorri ao serviço público de saúde de Curitiba, pois sou do Rio e estou morando há pouco tempo aqui. A primeira impressão foi excelente.

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Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR –

Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129 - E-mail leitor@gazetadopovo.com.br

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