• Carregando...

A Praça Frederico Ozanan, no fim da General Mário Tourinho, no Campina de Siqueira, possuía várias árvores frondosas, que foram retiradas há cerca de um ano para a readequação viária do cruzamento com a Padre Agostinho. A perda do verde é sempre danosa à nossa cidade, porém, nesse caso, tinham sido plantadas várias mudas em substituição às destruídas nessa mesma praça, o que me deixou temporariamente satisfeito. Mas, recentemente, a prefeitura instalou um imenso e injustificado chafariz na praça. Aí, mais que inexplicavelmente, arrancou as poucas mudas arbóreas que se desenvolviam ali! Elas em nada atrapalhavam, iam dar mais beleza ao local, atrair pássaros e sombrear o caminho dos transeuntes. Eu realmente não aceito isso e solicito que a prefeitura plante mais árvores no local. Não é apenas de flores e chafarizes que são feitos os jardins. As árvores têm grande papel na melhoria do clima da cidade, mas prefeitura e moradores não param de cortá-las por toda parte! Já registrei protocolo de número 000058176i, pelo site da prefeitura, mas peço que a Gazeta do Povo publique a ocorrência.

Gabriel Engracia Bertran, Curitiba – PR

Resposta: A prefeitura de Curitiba considera que a carta do leitor mostra o cuidado com o meio em que ele habita, dando um bom exemplo de participação e amor à cidade. A prefeitura esclarece, porém, que o jardinete mencionado foi implantado em local onde antes existia uma borracharia. Em complemento ao projeto, neste ano foi instalado um monumento que simboliza a vida e o resgate da biodiversidade urbana, flora, fauna e água. Na estrutura em aço foram plantadas mais de mil mudas de espécies nativas, benéficas à fauna local. Além do espelho d’água, existem canteiros compostos por 10 mil petúnias, para embelezar a paisagem urbana. Cabe lembrar, ainda, que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem desenvolvendo o Plano Diretor de Arborização Pública. Além de plantio de árvores nativas, são feitos serviços de poda, remoção de árvores com risco de queda, destoca de raízes mortas, tratamento fitossanitário e monitoramento. Só neste ano 9.449 novas árvores foram plantadas na cidade.

Trânsito

Estou indignado com a postura dos (des)orientadores de trânsito da Diretran. Ficam camuflados atrás da "moita" quando na verdade deveriam facilitar o trânsito, cumprindo com o seu dever de "orientadores". Somos literalmente multados indiscriminadamente e sem defesa.

Marcos Werlang, Curitiba – PR

Resposta: A prefeitura de Curitiba informa que os agentes de trânsito existem para organizar o trânsito, orientar motoristas e também fiscalizar, aplicando multas em casos de descumprimento das leis de trânsito.

Binário

Em frente à Churrascaria Marumbi existe uma pista paralela que dá acesso à BR-277. Por que não a utilizam? Considero um erro no binário que chega ao Jardim das Américas, pois ele bloqueou o acesso a esse local de saída à BR-277. Logo que passávamos pela trincheira, no sentido Jardim–Capão, virávamos à esquerda e subíamos até a tal saída. Para voltar a usá-lo, precisaríamos apenas de dois semáforos sincronizados nesse acesso: um no cruzamento em frente ao posto e outro no cruzamento antes da trincheira

Marcos Daniel Schmiko, Curitiba – PR

Resposta: A Urbs informa que está acompanhando o comportamento do trânsito no local, para verificar necessidade de alterações. Quanto à sugestão de implantação de semáforos, a Urbs informa que essa alternativa já foi testada. Os equipamentos foram retirados devido a problemas de circulação, incluindo a formação de congestionamentos.

* * * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor:

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]