Carros voadores: o que são os eVTOLs e quem está nessa onda

Tecnologia

Muitas empresas ao redor do mundo estão planejando trazer o desenho animado Os Jetsons para a realidade. E querem fazer isso com carros voadores. Mais precisamente, os eVTOLs.

Os eVTOLs, sigla em inglês para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, são capazes de transportar pessoas nas cidades sem a necessidade de pilotos, como um drone autônomo.

Na comparação com helicópteros, os eVTOLs são mais sustentáveis e mais seguros. E por serem elétricos, também são mais silenciosos e econômicos.

Para que os eVTOLs se tornem realidade, várias empresas estão apostando no desenvolvimento do equipamento e da tecnologia que vai permitir que eles voem e convivam no espaço aéreo.

Há empresas de diversos setores envolvidas, que vão desde aviação e transporte, passando por companhias aéreas e de táxi-aéreo, e até mesmo Uber e afins.

No Brasil, a Embraer criou uma empresa, Eve Air Mobility, que está desenvolvendo um eVTOL. A fabricante já fechou contratos de venda de centenas de veículos para empresas de vários lugares do mundo.

Entre os clientes da Embraer estão Ascent (Ásia), Flapper (América Latina), Helipass (França), Microflite (Austrália), Halo (Estados Unidos e Reino Unido), Helisul (Brasil), entre outros.

A companhia aérea Azul anunciou um acordo com a alemã Lilium para a encomenda de 220 eVTOLs, pelo valor de US$ 1 bilhão. A previsão de início da operação é em 2025.

Já a Gol fechou um contrato com a empresa de leasing Avolon para a aquisição e arrendamento de 250 eVTOLs da Vertical Aerospace. A expectativa é que a operação comece em 2025.

Créditos

Imagens: Divulgação/Airbus, Divulgação/Eve Air Mobility, Divulgação/Gol, Divulgação/Lilium, Divulgação/Halo, Divulgação/Uber, Divulgação/Vertical Aerospace.

Montagem: Gustavo Ribeiro.