Você sabe o que é o Reuni Digital?

Vida e Cidadania

O governo federal planeja ampliar a oferta de vagas nas universidades por meio do ensino a distância (EaD). É o chamado Reuni Digital.

O projeto do MEC prevê a formação de um grupo de especialistas, indicado pelas universidades, para discutir o formato do Reuni Digital.

Outro ponto é a realização de consultorias para identificar as demandas profissionais em cada região, para adaptar os cursos às necessidades locais.

Além dos cursos completamente virtuais, o MEC quer discutir a possibilidade de os cursos presenciais oferecerem até 40% do seu conteúdo de forma remota.

Outra proposta é a adoção de um ciclo básico, de um ano, em cada área do saber. Apenas depois disso o estudante decidiria qual curso iria seguir.

Nos casos dos cursos mais concorridos, as notas do estudante no primeiro ano poderiam ser usadas como critério de seleção.

O MEC estuda ainda a criação de um sistema de EaD único, que possa ser usado por todas as universidades federais para desenvolver seus cursos.

No futuro, o programa resultaria na formação da Universidade Federal Digital, uma instituição de ensino superior completa apenas com cursos remotos.

A proposta prevê ainda que alunos carentes recebam tablets ou notebooks para participarem dos cursos virtuais, além de apoio para acesso à internet.

A proposta do MEC, porém, tem recibo críticas devido ao temor sobre a qualidade desses cursos e a formação dada aos futuros estudantes.

E você, o que achou do Reuni Digital? Quer saber mais? Acesse a matéria completa na Gazeta do Povo.

o