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Curitiba é a quarta cidade mais procurada por turistas brasileiros e estrangeiros, segundo levantamento.
Curitiba é a quarta cidade mais procurada por turistas brasileiros e estrangeiros, segundo levantamento.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Alta do dólar, entrada de aéreas estrangeiras no país e algumas ações estratégicas são apontadas pelo Ministério do Turismo como o motivo do crescimento da demanda por destinos nacionais no último semestre. De acordo com levantamento realizado pela agência de viagens online Expedia, entre janeiro e junho de 2019, a procura de turistas nacionais e internacionais por destinos brasileiros cresceu 30%, sendo o mercado doméstico o que mais demandou viagens dentro do país, correspondendo a 77% da busca no período. Os outros 23% foram preenchidos principalmente por visitantes de países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Reino Unido e México.

Os destinos mais procurados foram São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). A capital cearense foi a que mais cresceu em buscas no mesmo período e teve a maior duração média de permanência: três dias. O mês com maior demanda do exterior no país foi fevereiro.

De acordo com o levantamento, se observado o segundo trimestre de 2019 a procura foi ainda maior. O índice cresceu 35%, comparado com o mesmo período do ano passado. Os brasileiros seguem como os que mais buscaram viagens nacionais: 8 em cada 10 foram para algum destino do país. As capitais paulista, carioca, paranaense e brasileira também foram as mais procuradas em abril, maio e junho.

Rio de Janeiro é a segunda cidade mais procurada do país, ficando atrás de São Paulo. Foto: Divulgação RioTur.
Rio de Janeiro é a segunda cidade mais procurada do país, ficando atrás de São Paulo. Foto: Divulgação RioTur.| unknown

Investimentos

O Ministério do Turismo divulgou nota atribuindo o crescimento da demanda aos investimentos que estão sendo realizados pela pasta. Foram investidos R$ 233 milhões em 410 obras de infraestrutura turística no Brasil, além do lançamento do Programa Investe Turismo, com aporte de R$ 200 milhões, para alavancar o desenvolvimento de 30 rotas turísticas espalhadas em todo o país.

Outra medida realizada nesta nova gestão foi a atração de novas empresas aéreas no mercado. A Air Europa foi a primeira a se instalar no país e já está autorizada a operar voos entre destinos nacionais. Outro exemplo é a chegada da low cost argentina Flybondi que incluiu o Brasil em sua estratégia de mercado e já vende bilhetes de Buenos Aires a duas cidades brasileiras: Rio de Janeiro e Florianópolis.

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