Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

Anistia: temor do PT avança no Congresso Nacional

O medo se instala sobre o PT a cada passo da pauta da anistia no Congresso Nacional. Enquanto advogados de Jair Bolsonaro (PL) se defendem no Supremo Tribunal Federal (STF) das alegações sobre suposta tentativa de golpe de Estado, aliados políticos do ex-presidente usaram a mobilização em torno do julgamento para destravar a aprovação da anistia na Câmara dos Deputados. Além de consolidar o apoio da maioria dos deputados, a oposição viu a pressão sobre o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), aumentar com a entrada do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nas negociações.

O governador paulista esteve em Brasília entre terça (2) e quarta-feira (3) para se reunir com diversas lideranças políticas e destravar a aprovação do projeto que pode beneficiar Bolsonaro. A movimentação de Tarcísio contou com o aval do próprio ex-presidente, que também se reuniu com Arthur Lira (PP-AL) nesta semana e pediu que o ex-presidente da Câmara trabalhasse para que a anistia fosse votada na Casa.

Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta quinta-feira (4). Participam hoje do programa o jurista André Marsiglia, o escritor Francisco Escorsim e o professor da FGV Daniel Vargas.

Lula reage contra anistia

O programa também vai analisar a pronta reação do petismo contra o avanço da pauta da anistia. Lula incitou a militância de esquerda a protestar contra a votação, que beneficiaria condenados pelos atos de Oito de Janeiro, inclusive Bolsonaro. A proposta está com a discussão avançando na Câmara dos Deputados e com a sinalização do chefe da casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que pode colocá-la em votação.

Para Lula, a “extrema direita” tem “muita força” no Congresso para fazer a proposta ser aprovada. Segundo o PL, já há apoio de partidos como o PP, União Brasil e Republicanos, além da possibilidade do PSD aderir ao movimento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.