Brasília (DF), domingo (25), ao meio dia. A "Caminhada da Liberdade", do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), segue com destino certo. O movimento despertou reações instantâneas e expressivas de apoio em redes sociais, locais onde passa e até provocou atos paralelos.
Com isso, a iniciativa atingiu logo seu primeiro alvo: engajar políticos, não só da direita próxima de Jair Bolsonaro (PL). A caminhada vem sensibilizando diferentes públicos para a situação prisional do ex-presidente e condenados do Oito de Janeiro.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta quinta-feira (22). Hoje o programa conta com a participação do escritor Francisco Escorsim, do professor da FGV Daniel Vargas e do ex-juiz de Direito Adriano Soares da Costa.
Dias Toffoli: quem para o ministro?
O programa também vai falar da quase insustentável situação do ministro do STF Dias Toffoli. O senador Eduardo Girão (Novo-CE) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que abrisse uma investigação a respeito de decisões do juiz que prejudicam a cadeia de custódia das provas apreendidas, em operações policiais relativas ao escândalo do Banco Master.
Banco Master e as eleições de 2026
Outro tema será os desdobramentos do escândalo financeiro do Banco Master, que promete desgaste político para agentes dos três Poderes e de todos os espectros ideológicos. Para parlamentares de oposição e analistas, contudo, a tendência é de que a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá colher o pior resultado.
"O Agente secreto" é recorde no Oscar
Os convidados também vão analisar o desempenho do Brasil no cinema mundial, ao bater seu recorde de indicações no Oscar, com cinco indicações à premiação de 2026. O filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, concorrerá nas categorias de melhor filme, melhor filme internacional e melhor escalação de elenco. Wagner Moura, protagonista da trama, foi indicado ao prêmio de melhor ator.


