Mais uma vez, manifestações tomaram as ruas no Irã. Os protestos contra o regime dos aiatolás ganharam força em número e violência neste final de semana, deixando um rastro de centenas de mortes até o momento, segundo observadores de direitos humanos. As manifestações levaram, inclusive, a tensões com os EUA. Donald Trump ameaçou o país com uma intervenção.
Os protestos em massa tiveram início há duas semanas devido a problemas econômicos enfrentados pelo país. Rapidamente, movimentos de oposição se juntaram às ações dentro e fora do Irã e os protestos ganharam força, desafiando os líderes religiosos autoritários.
Este é o ponto de partida do programa Última Análise desta segunda-feira (12). Participam do programa de hoje o ex-procurador Deltan Dallagnol, o escritor Francisco Escorsim e a advogada Fabiana Barroso.
Familiares de Toffoli envolvidos em Banco Master
O programa de hoje também irá abordar a revelação de que duas empresas, ligadas a irmãos e a um primo do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), teriam como sócio, até meados de 2025, um dos vários fundos de investimentos associados a suspeitas de fraudes cometidas pelo Banco Master.
Segundo registros oficiais analisados pelo jornal Folha de S. Paulo, o fundo Arleen mantinha participação na Tayayá Administração e Participações, responsável por resort em Ribeirão Claro (PR) com histórico de participação acionária da família de Toffoli.
"O Agente Secreto" leva prêmios em Globo de Ouro
Os convidados vão analisar também o premiado filme brasileiro “O Agente Secreto”, destaque do Globo de Ouro 2026, entregue na noite deste domingo (11). O longa-metragem venceu duas das três categorias em que concorria e abriu a expectativa para o Brasil levar um Oscar, marcado para março. No discurso de agradecimento, Wagner Moura fez críticas ao governo Jair Bolsonaro e condenou o "fascismo".
Venezuela tenta se reconstruir
Outro tema será o encontro entre a líder opositora venezuelana, María Corina Machado, com o papa Leão XIV, no Vaticano. Machado pediu que o Sumo Pontífice intercedesse pelos presos políticos e pelo “avanço sem demora” da transição para a democracia na Venezuela.



