Após dobrar a recompensa pela captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta terça-feira (19) que os Estados Unidos estão preparados para “usar todo o poder americano” para levar à Justiça “os responsáveis” por levar drogas ao país. Maduro é acusado pelos EUA de ser o chefe de um cartel de narcoterrorismo.
Leavitt fez a afirmação após ser questionada sobre o envio de três navios com 4 mil militares para as águas do Caribe perto da Venezuela. “O presidente [Donald] Trump tem sido muito claro e coerente. Ele está preparado para usar todo o poder americano para impedir que as drogas inundem nosso país e levar os responsáveis à Justiça”, disse a porta-voz.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta terça-feira (19). Hoje participam do programa o jurista André Marsiglia, o vereador Guilherme Kilter e o professor da FGV Daniel Vargas.
Maduro mobiliza 4,5 milhões de milicianos
Na segunda-feira (18), Maduro anunciou a mobilização de 4,5 milhões de milicianos chavistas em todo o território venezuelano. O anúncio ocorreu dias depois de Washington acusá-lo de liderar um esquema de narcotráfico ligado ao chamado "Cartel de los Soles".
Em rede nacional, Maduro declarou que “esta semana vou ativar um plano especial para garantir a cobertura com mais de 4,5 milhões de milicianos em todo o território nacional”. O líder chavista classificou a medida como parte de um “plano de paz” e pediu às milícias que se mantenham “preparadas, ativadas e armadas”.



