Nesta quarta-feira (08) os deputados se recusaram a assinar um "cheque em branco" do governo petista. A Medida Provisória 1.303/25, que elevava alíquotas de impostos e contribuições, foi rejeitada. O presidente Lula convocou ministros e líderes do governo para uma reunião no Palácio do Planalto em busca de uma estratégia nova para salvar as contas públicas.
Integrantes do governo apontam que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria articulado a derrubada da proposta em uma tentativa de antecipar as eleições de 2026. Porém, o governador paulista nega.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta quarta-feira (08). Participam do programa de hoje o jurista André Marsiglia, o escritor Francisco Escorsim e o ex-procurador Deltan Dallagnol.
O dilema de consciência de Barroso
O programa também irá abordar a hesitação do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, sobre sua permanência no STF. Barroso terminou o mandato na presidência na semana passada e foi substituído por Edson Fachin. Desde então, o ministro tem dado declarações dúbias sobre a possibilidade de deixar o STF e o que fará caso antecipe a aposentadoria.



