Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

Gilmar Mendes: as novas estripulias do cartola que veste toga

No programa "Última Análise" desta segunda (14), os comentaristas Guilherme Kilter, Leandro Narloch e André Marsiglia mergulham em uma história que levanta sérias questões sobre ética e o mundo do futebol brasileiro: a relação, no mínimo curiosa, entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o instituto do qual ele é sócio-fundador, o IDP, e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Isso porque recentemente veio à tona a história de que o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado por Gilmar Mendes, assumiu a responsabilidade pelos cursos da CBF Academy Brasil em agosto de 2023. O acordo é financeiramente vantajoso para o IDP, que fica com uma fatia de 84% da receita estimada em R$ 9,2 milhões anuais. A negociação, inclusive, teve a intermediação de Francisco Schertel Mendes, filho do ministro e diretor do IDP.

Impedimento

O problema é que, seis meses após a formalização dessa parceria, o então presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo. No entanto, numa reviravolta que chamou a atenção, o próprio Gilmar Mendes agiu rapidamente para reconduzir Rodrigues à presidência da CBF.

Diante desse cenário, a pergunta que surge é inevitável: será que sua excelência, o ministro Gilmar Mendes, não deveria ter se declarado impedido de analisar o caso de Ednaldo Rodrigues, considerando que o instituto do qual é sócio é patrocinado pela entidade máxima do futebol brasileiro?

"Organização criminosa"

As controvérsias não param por aí. No passado, o ministro foi alvo de críticas contundentes, como a declaração de Joaquim Barbosa de que ele estaria "acabando com a credibilidade do judiciário". Além disso, Mendes demonstra uma postura, digamos, crítica em relação à Operação Lava Jato, a ponto de ter afirmado que a operação foi uma "organização criminosa" e que ele se orgulha de ter participado do seu desmantelamento.

Diante de tantas questões delicadas envolvendo um ministro do STF, o "Última Análise" abre o debate: qual o impacto dessas relações na credibilidade das instituições brasileiras? E como podemos garantir a transparência e a ética em áreas tão relevantes como a justiça e o esporte?

Não perca o "Última Análise"!

Tudo isso e muito mais às 19h, ao vivo, no canal da Gazeta do Povo no YouTube, com reprise no dia seguinte, logo depois do Café com a Gazeta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.