
Ouça este conteúdo
Nesta semana, o ministro Gilmar Mendes comandará o 13º Fórum de Lisboa ou, como apelidado pelos brasileiros, o "Gilmarpalooza". O evento é propagandeado por seu idealizador como um espaço para debater questões que desafiam o Estado contemporâneo. Na prática, seus críticos dizem que se trata de uma festa de lobistas numa ilha da fantasia distante do Brasil.
Com pouca transparência, a responsabilidade pelos gastos ainda é incerta. A Advocacia-Geral da União (AGU), por exemplo, diz que as viagens e diárias serão pagos pela organização do evento. A reportagem da Gazeta do Povo questionou o STF, os organizadores do fórum e o próprio ministro Gilmar Mendes sobre quem arca com os custos, mas não obteve resposta.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta terça-feira (01). O programa contará com a presença do jurista André Marsiglia, do vereador Guilherme Kilter e da jornalista Anne Dias.
AGU judicializa aumento do IOF
Também tema do programa de hoje está a nova investida do PT para manter o aumento do IOF. O presidente Lula pediu um estudo para a (AGU) a respeito da legalidade da derrubada, pelo Congresso Nacional, do decreto presidencial que aumentou o imposto. A conclusão foi a de que a questão deveria ser judicializada e levada ao STF. Assim, quem vai decidir o imbróglio entre Executivo e Legislativo será o ministro Alexandre de Moraes.
O líder da oposição, deputado Luciano Zucco (PL-RS), afirmou que a tentativa do governo de ganhar no "tapetão" o que perdeu no Congresso é uma declaração de guerra e uma afronta inaceitável.



