Os desmandos de Alexandre de Moraes, novamente, repercutiram na imprensa estrangeira. Um artigo de opinião publicado no jornal americano The Wall Street Journal (WSJ), neste domingo (10), afirmou que o ministro promove um “golpe de Estado” contra a democracia do Brasil. A colunista, Mary Anastasia O’Grady, faz críticas contundentes e diz que Moraes censura opositores, ordena prisões arbitrários e conduz inquéritos secretos, sem qualquer controle consticuional.
Assim como ditadores do século XXI, como Hugo Chavez, o ministro "consolida o controle sobre instituições democráticas enquanto estão populares, para depois prender adversários ou forçá-los ao exílio”, afirma O'Grady.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta segunda-feira (11). Participam da conversa de hoje o ex-procurador Deltan Dallagnol, o jurista André Marsiglia e o vereador Guilherme Kilter.
Moraes é homenageado em evento esvaziado
Outro tema do programa será a homenagem, prestada nesta segunda-feira (11), no auditório nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), a Moraes. Além de ser responsável pela "palestra especial", o juiz foi agraciado com o Colar do Mérito da Justiça de Contas, concedido por "destacados serviços para a melhoria dos sistemas de fiscalização financeira e orçamentária".
Apesar da honraria, o evento não teve a participação nem do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), nem do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB-SP). Os dois políticos não quiseram aparecer ao lado do controverso ministro.



