Depois de uma pausa nos ataques, o presidente americano Donald Trump voltou à ofensiva contra Alexandre de Moraes e seus comparsas. O republicano anunciou uma série de punições contra aqueles que forneceram apoio material para o ministro violar direitos humanos e suprimir a liberdade de expressão de cidadãos americanos e brasileiros.
Trump anunciou sanções contra a esposa de Moraes, a advogada Viviane Barci, e a um instituto vinculado à família do ministro. As medidas são baseadas na Lei Magnitsky, usada para punir financeiramente estrangeiros que violam direitos humanos.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta segunda-feira (22). Hoje participam do programa o ex-procurador Deltan Dallagnol, o vereador Guilherme Kilter e o professor da FGV Daniel Vargas.
PGR denuncia Eduardo e Paulo Figueiredo
Também tema do programa será a denúncia do procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o apresentador Paulo Renato Figueiredo Filho. Gonet acusa os dois de suposta prática de coação em processo judicial. Ambos teriam articulado ações destinadas a interferir em procedimentos legais para beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o próprio Figueiredo.
Segundo a PGR, o material probatório apresentado inclui declarações públicas feitas pelos denunciados em redes sociais, além de informações extraídas de celulares apreendidos em medidas cautelares autorizadas pelo STF.
Gilmar Mendes elogia atos da esquerda
Ainda, os convidados também vão debater a declaração do ministro Gilmar Mendes, que exaltou as manifestações da esquerda deste domingo (21). O magistrado disse tê-las entendido como um recado pela construção de um “pacto nacional” dos poderes. “Precisamos transformar essa energia democrática em um grande pacto nacional entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, comprometido com uma agenda de reconstrução e de futuro”, declarou Mendes em sua conta no X.



