Ainda que tente aparentar tranquilidade, Alexandre de Moraes certamente não terá vida normal após dura sanção de Lei Magnitsky. O grau da extensão do bloqueio que o ministro vai sofrer é incerto, mas alguns bancos já se mobilizam para avaliar se também sofrerão punição, caso continuem a fornecer serviços ao "ficha suja" do STF.
Já o seu grande aliado, o presidente Lula, sugeriu que quer levar o caso aos tribunais americanos. Se fizer isso, pelo histórico de abusos, Moraes deve ter poucas chances de escapar de uma condenação. De toda forma, o petista pretende acionar a Advocacia-Geral da União para defender o ministro nos Estados Unidos.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta quinta-feira (31). O programa conta hoje com a participação do professor da FGV Daniel Vargas, do jurista André Marsiglia e do escritor Francisco Escorsim.
Lei Magnitsky: salvação da democracia brasileira?
Outro tema do programa será o editorial da Gazeta do Povo, "Restaurar a democracia é tarefa dos brasileiros", que defendeu que, ainda que a Lei Magnitsky possa contribuir, a responsabilidade definitiva para reconstruir as instituições democráticas é dos brasileiros. "Não é uma cavalaria em branco, azul e vermelho, capitaneada por Donald Trump e Marco Rubio, que salvará o Brasil e devolverá a democracia ao país", afirma o editorialista.



