No "Última Análise Especial - Alexandre de Moraes Edition" desta quarta (9), o assunto foi nada mais nada menos do que o ministro do STF. Que ganhou perfil na prestigiada revista "The New Yorker", com direito a ensaio fotográfico e tudo.
Com a presença de Francisco Escorsim, André Marsiglia e Leandro Narloch, e apresentação de Marcos Tosi, o "Última Análise" foi uma conversa civilizada, capaz de evitar a indignação estéril e principalmente os impropérios. Sobretudo quanto o tema é... Alexandre de Moraes.
The New Yorker
O "Última Análise" explorou a entrevista de Alexandre de Moraes à "The New Yorker". Em certo momento, por exemplo, Moraes diz que só está vivo por causa de suas conexões nas Forças Armadas durante seu tempo como ministro da Justiça. Daí aproveita para se dizer... herói. Para André Marsiglia, trata-se de um equívoco: "Este não é o herói. Este é o que quer ser herói”.
O programa também abordou Moraes sob perspectivas antropológicas e históricas. Por exemplo: será Alexandre de Moraes uma versão togada de um caudilho? Para André Marsiglia, sim: "As pessoas se sentem acolhidas por essa ideia do 'xerifão' ou do 'caudilho', por essa pessoa que substitua as instituições". Já Leandro Narloch discorda: "Por um lado o Brasil tem certo apreço pela ideia de 'caudilho', por outro lado, no século XIX, os políticos brasileiros olhavam para as repúblicas latino-americanas e achavam que eram todas republiquetas de caudilhos. E não quiseram isso aqui".
Escorsim ainda identifica a habilidade de "picotar" a realidade que tem o poderoso ministro: "Essa convicção só se sustenta quando você recorta a realidade. Tudo aquilo que te ameaça, você finge que não existe. É um universo de sonho, de fantasia". E Marsiglia aponta um culpado pelos excessos de Moraes: "A gente permitiu que tudo isso acontecesse. O poder foi dado a ele"
Por fim, em relação ao futuro do ministro, Narloch crê que há uma mudança vindo: "Está se criando uma demanda se controlar o poder do Judiciário, cedo ou tarde".
A ideia foi tentar compreender esse personagem inegavelmente importante da história brasileira, sem cair no lugar-comum e nas obviedades. O "Última Análise Especial - Alexandre de Moraes Edition" foi transmitido às 19h, no canal da Gazeta do Povo no YouTube.



