• Carregando...

Dezoito pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (25), em quatro estados do Brasil, acusadas de tráfico internacional de drogas, contrabando e descaminho de mercadorias do Paraguai. Com bases fixas em Itaipulândia e Santa Helena, na região Oeste do Paraná, a organização criminosa mantinha ramificações em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Segundo a PF, a quadrilha ingressava drogas e cigarros no país com o auxílio de grandes embarcações que cruzavam o Lago de Itaipu. Os destinos eram portos clandestinos mantidos em um trecho específico dos quase 200 quilômetros de extensão do reservatório.

O carregamento era despachado em caminhões e veículos pequenos até cidades como Cascavel, na região Oeste. A carga era escoada para grandes centros consumidores, em especial no interior paulista, como os municípios de Marília e Presidente Prudente.

Durante esta operação, batizada de Igaraçu (canoa grande, em tupi-guarani), cerca de 80 agentes federais cumpriram 16 mandados de busca e apreensão.

Em cerca de dez meses, as ações de repressão coordenada pela Delegacia da PF, em Foz do Iguaçu, Oeste do Estado, resultaram na apreensão de mais de 3,5 mil caixas de cigarro, 2,6 toneladas de maconha, nove caminhões, 18 carros de passeio, diversas lanchas, barcos e balsas, tudo ligado às atividades mantidas pelo bando na fronteira.

No mesmo período, foram presos em flagrante com os carregamentos 41 envolvidos, entre eles dois adolescentes usados no transporte "formiguinha" do entorpecente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]