Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Foz do Iguaçu

21 pessoas são presas suspeitas de tráfico internacional de drogas

Operação Carga Pesada foi desencadeada pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira, e contou com o apoio da Polícia Militar (PM)

Vinte e uma pessoas foram presas, nesta terça-feira (18), em Foz do Iguaçu (Oeste), acusadas de participarem de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas na região da Tríplice Fronteira, com ramificações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A "Operação Carga Pesada" foi desencadeada pela Polícia Federal (PF) e teve o apoio da Polícia Militar (PM). Os nomes dos presos não foram divulgados.

Do total de prisões realizadas nesta terça, 15 foram preventivas, isto é sem prazo para acabar, e 6 temporárias, com prazo de cinco dias para as pessoas serem soltas novamente. Segundo a PF, as prisões temporárias são feitas para colher provas e as preventivas são aquelas em que o juiz já tem uma maior certeza do envolvimento dos suspeitos nos delitos, pois houve uma análise mais detalhada para conceder o mandado de prisão preventiva. Os delegados responsáveis pela operação não estavam na sede da PF, na tarde desta terça-feira, em Foz para comentar a ação.

Investigações

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, as investigações começaram no final do ano de 2008. A polícia descobriu grupos que agiam na forma de consórcio para obter drogas e importar irregularmente mercadorias de origem estrangeira no Brasil. Durante os primeiros sete meses do ano foram feitas diversas apreensões de contrabando e de drogas. Sessenta pessoas foram presas em flagrante e outros quatro adolescentes apreendidos desde o início das investigações.

Essas apreensões e prisões aconteceram nos municípios da Tríplice Fronteira e nas cidades de Cascavel (Oeste), Sorocaba (SP), Passo Fundo (RS), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG). A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai também ajudou a PF brasileira e apreendeu em território paraguaio cerca de uma 1,5 tonelada de maconha. Diversas pessoas também foram presas no Paraguai.

Drogas

A PF já havia realizado outra Operação Carga Pesada no estado e nesta terça foram feitas as últimas prisões dos suspeitos de integrarem a quadrilha. Desde o início das investigações foram apreendidas 7 toneladas de maconha, 50 quilos de cocaína, 36 quilos de crack, 124 quilos de lidocaína, agrotóxico, caixas de cigarro e produtos de informática.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.