Uma pesquisa feita pela Associação Nova Escola sobre educação inclusiva em escolas públicas e privadas no Brasil apontou que apenas 3 em cada 10 alunos com deficiência participam efetivamente das aulas. O levantamento foi feito com 4.745 educadores em todo o Brasil, durante o mês de maio deste ano, com resultados divulgados na semana passada.
De acordo com a pesquisa, metade dos educadores afirma que a estrutura escolar é inadequada para a realização da educação inclusiva de forma apropriada; e 40% dos profissionais da educação dizem não ter recebido orientação especializada para atender alunos com necessidades especiais. Outra dificuldade apresentada pelos educadores foi a ausência de atendimento especializado no contraturno das aulas regulares, realidade apontada por 40% dos professores.
Além disso, 8 em cada 10 dos entrevistados afirmam existir preconceito contra alunos com deficiência e que os principais agentes dessa discriminação são os próprios colegas de escola (58%) e seus familiares (32%). Mais de 90% dos professores ouvidos atendem alunos com deficiência.
A pesquisa ouviu professores, diretores, coordenadores e profissionais da educação das redes pública e privada, municipais, estaduais e Federal, que atuam em áreas urbanas centrais e periféricas, também em regiões rurais e ribeirinhas, da educação básica e ensino superior.
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