Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alerta

72% das mulheres acima dos 50 não usam camisinha

Apesar de a maioria das mulheres acima de 50 anos ter uma vida sexual ativa, 72% delas não usa camisinha nem em relações eventuais. Em consequência, o número de casos de aids nessa faixa etária triplicou entre 1996 e 2006, passando de 3,7 casos por 100 mil habitantes para 11,6, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. Por esse motivo, elas foram escolhidas como o alvo da campanha de prevenção da doença, que tem como slogan "Sexo não tem idade, proteção também não".

A pesquisa apontou que 55,3% da população feminina de 50 a 64 anos é sexualmente ativa. De forma geral, essas mulheres não conversam sobre sexo, não relacionam relação sexual com prazer e acreditam que o uso de camisinha influirá negativamente na relação.

"O problema é mais do padrão cultural e do machismo que prevalece na sociedade. As relações não são horizontais. É o homem que normalmente estabelece o padrão da relação. É ele quem decide se vai ou não usar camisinha", disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que participou ontem do lançamento da campanha, que tradicionalmente é lançada antes do carnaval, na Cidade do Samba, no Rio.

O Ministério da Saúde vai distribuir 500 milhões de camisinhas em 2009, 40 milhões por mês. Em fevereiro, mês do carnaval, esse número será de 60 milhões.

A coordenadora do Programa Nacional DST/Aids, Mariângela Simão, enfatizou que hoje em dia não existem mais grupos de risco, já que o maior crescimento no número de infectados se dá entre os heterossexuais e camadas da população que não eram tão atingidas, como a de homens e mulheres acima dos 50 anos.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire, afirmou que a falta de preservativo não se deve à desinformação sobre como se pega o vírus HIV. "É uma geração pré-aids, que não encara o uso do preservativo como fator de proteção." Nilceia lembrou que quem tiver dúvidas se está infectado ou não deve fazer o teste de HIV. O Ministério da Saúde distribuiu kits nas redes de saúde pública para a realização do teste. O resultado sai em 15 minutos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.