• Carregando...

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) do Rio Grande do Sul informou nesta segunda-feira (28) que 128 pessoas feridas no incêndio na boate Kiss permanecem internadas. Entre elas, 76 estão em estado grave e 52 em observação. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou as vítimas estão sendo atendidas em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) na cidade do interior gaúcho e também em Porto Alegre e Canoas. O ministro prometeu o envio de equipes de profissionais especializados em queimaduras e de ventiladores mecânicos para atendimentos aos feridos da tragédia.

Segundo ele, médicos do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Paraná devem auxiliar no atendimento. Também está previsto o deslocamento de fisioterapeutas.

Em entrevista no Hospital de Caridade de Santa Maria, Padilha se disse preocupado com casos de jovens que apresentam dificuldades respiratórias dias após entrarem em contato com partículas tóxicas - há registro de ao menos 32 desses casos, nenhum com gravidade. Praticamente todos os pacientes com queimaduras graves foram transferidos para a capital gaúcha, de acordo com o ministro. "A estratégia é ter o máximo de leitos vazios como retaguarda aqui em Santa Maria. Neste momento temos uma retaguarda de 30 leitos", disse.

Padilha afirmou que assistentes sociais irão à casa de familiares das vítimas e aos hospitais para prestar apoio. Segundo a Central Estadual de Regulação, 47 pessoas em estado grave foram transferidas para hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, sendo 44 na capital e três em Canoas. Os pacientes estão sendo transportados em helicópteros e aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira), com suporte terrestre das ambulâncias do Samu.

Em Santa Maria, 22 pessoas seguem internadas nas UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) dos hospitais Universitário, São Francisco e de Caridade. Outras sete pessoas deverão ser transferidas até o final do dia para Porto Alegre. Todos os pacientes de Santa Maria e da Região Metropolitana já foram identificados e estão em companhia de seus familiares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]