Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Concentração

80% das notas 6 e 7 estão na Região Sudeste

O Sudeste concentra quase metade dos cursos de pós-graduação e mais de 80% daqueles com maior qualidade. A Unicamp, por exemplo, com pouco mais de 40 anos, já se firmou no cenário nacional como um centro de excelência. "Isso é resultado de uma estratégia de quatro décadas de valorizar a pesquisa. A graduação é importante, mas é também preciso investir nos pesquisadores e não ficamos retidos só na área do ensino", afirma o pró-reitor de pós-graduação, Euclides de Mesquita Neto. "Com isso conseguimos formar mão de obra altamente qualificada."

Na Unicamp, dos 64 programas de graduação, 28 têm nota 6 e 7 e 37 alcançaram 5. Isso faz com que a instituição tenha 83% dos cursos muito bons ou com padrão internacional. "Temos várias áreas estratégicas para os próximos anos, como os biocombustíveis e energias renováveis. Mas em todos a meta é investir na internacionalização", afirma Mesquita.

O pró-reitor afirma que mesmo que haja algumas reclamações em relação à avaliação, ela é importante porque mantém um nível de qualidade nos programas. "A avaliação é feita entre pares, pela própria comunidade científica", explica. "O país conseguiu desenvolver um sistema sólido de pós-graduação em menos de 50 anos."

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul também há tradição de investimento em pesquisa. "Um dos fatores para a manutenção da excelência durante esse período foi o investimento da agência de fomento estadual", explica a vice-pró-reitora de pós-graduação da UFRGS, Lia Silva. "Infelizmente, na última década o investimento caiu muito. Nossa expectativa é de que melhore nos próximos anos." Durante os anos 80 e 90 a universidade e a fundação de amparo a pesquisa trabalhavam em conjunto para o desenvolvimento do estado, estabelecendo pesquisas em áreas como agricultura, indústria e criação de gado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.