• Carregando...
Apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná: concerto de abertura dos 90 anos teve regência de John Neschling. | Fotos: Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná: concerto de abertura dos 90 anos teve regência de John Neschling.| Foto: Fotos: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Veja as imagens da concerto comemorativo da Orquestra Sinfônica do Paraná

História

Confira um resumo dos 90 anos de história:

3 de fevereiro de 1919 – Benjamin Lins e Oscar Joseph Plácido e Silva fundam a Gazeta do Povo. Na época, Curitiba tinha 40 mil habitantes.

1923 – o jornal se instala na Rua XV de Novembro. Havia uma pedra de mármore na parede externa da nova sede, onde eram fixadas as mais recentes informações a qualquer hora do dia.

1962 – a Gazeta passa para as mãos de Francisco Cunha Pereira Filho e Edmundo Lemanski, atuais proprietários. Foram anos de trabalho para a construção do novo parque gráfico, redação e outros setores.

1973 – o jornal instala os primeiros computadores para fotocomposição e, em agosto, estampa na primeira página uma foto colorida. É comprada a TV Paranaense.

2000 – é criada a Rede Paranaense de Comunicação, a RPC. Hoje a empresa conta com mais de 1,8 mil colaboradores, dois jornais (incluindo Jornal de Londrina), oito emissoras de televisão, duas rádios, um portal de internet e o Instituto RPC.

  • Teatro Guaíra: duas mil pessoas reunidas para celebrar o aniversário da Gazeta do Povo.
  • Guilherme Cunha Pereira: o jornal é uma idéia que não envelhece nunca.

Foi dada a largada para as comemorações dos 90 anos da Gazeta do Povo, que serão completados em 3 de fevereiro de 2009. As nove décadas foram lembradas ontem à noite, no Teatro Guaíra, entre aplausos, lágrimas emocionadas e homenagens. Foi o primeiro de muitos eventos que irão resgatar a história do maior jornal paranaense. Na platéia, duas mil pessoas, entre assinantes, convidados, patrocinadores e funcionários assistiram ao concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Guilherme Cunha Pereira, vice-presidente do grupo RPC, do qual a Gazeta do Povo faz parte, lembrou em seu discurso acontecimentos marcantes que foram noticiados pelo jornal em quase um século de existência. "A Gazeta do Povo vai somar, no seu aniversário, 32.850 jornadas de um dia. É quase uma eternidade. Nesse tempo todo, o jornal reuniu histórias que estavam dispersas pelo mundo, encurtando, com folhas de papel – e agora também com páginas web – as imensas distâncias que separam os homens."

Foi nas páginas hoje amareladas pelo tempo que muitos paranaenses souberam da morte de Emiliano Perneta, o príncipe dos poetas, em 19 de janeiro de 1921. Foram informados de que Getúlio Vargas passava por Ponta Grossa e Curitiba em outubro de 1930, a caminho da tomada do poder, no Rio de Janeiro; e leram, em 1950, sobre o discurso que o mesmo Getúlio fez para uma multidão do balcão do Hotel Braz, na Rua XV, tentando voltar ao poder, dessa vez pela via das urnas. Houve, desde a fundação do jornal, dois dias em que Curitiba amanheceu branca, quando nevou em 1928 e em 1975. Essas e tantos outras notícias estavam lá, para serem "devoradas" por quem não vive sem saber do mundo.

Assim se resume uma história de 90 anos: "Existem idéias que não envelhecem nunca. O jornal é uma dessas idéias. E como jornais são feitos de palavras, vão somando, página por página, as jornadas de cada dia. Ao final da conta, somam milhares de dias e fazem uma História", disse Guilherme Cunha Pereira.

A vice-presidente Ana Amélia Filizola lembrou que os 90 anos são apenas os primeiros passos de um trabalho que não tem fim. "É para os leitores que acordamos todas as manhãs. A esse trabalho temos de nos dedicar para cumprir o esforço contínuo de serviço ao Paraná e a sua gente." O vice-presidente Mariano Lemanski recordou ainda que "o jornal tem a missão de se perpetuar ao longo das gerações e cumprir o papel de ajudar a desenvolver uma sociedade melhor".

Selo

Entre as iniciativas das comemorações do aniversário, está a criação de um selo em homenagem aos 90 anos da Gazeta do Povo. O diretor da regional dos Correios do Paraná, Itamar Ribeiro, conta que essa é uma iniciativa inédita no estado. "É uma satisfação imensa homenagear o maior jornal do Paraná. A filatelia tem este papel de divulgar os importantes acontecimentos do Brasil e do mundo." Os selos comemorativos serão usados em todas as correspondências do jornal.

Além do concerto, outros eventos estão programados para antes e depois da data do aniversário. Há uma parceria com a Capela Santa Maria, que abrirá seu espaço para que concertos musicais ocorram até dezembro deste ano em comemoração à data.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]