• Carregando...
Zaki Akel Sobrinho: expectativa alta | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Zaki Akel Sobrinho: expectativa alta| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Calendário

A continuidade da greve pode definir o calendário dos próximos meses da UFPR. Veja alguns dos eventos previstos até o final do ano e a expectativa do reitor da universidade, Zaki Akel Sobrinho, para o seu andamento:

Greve

Não há uma posição concreta da universidade, mas a expectativa é de que nesta semana já haja alguma evolução. "Pode até acabar ainda esta semana, mas não podemos afirmar isso. Enviamos as propostas e estamos esperando a situação nacional do movimento se desenvolver", diz Sobrinho.

Volta às aulas

De acordo com o reitor, a universidade está pronta para voltar às atividades letivas assim que as greves sejam suspensas.

Fim do ano letivo

Se as aulas forem retomadas ainda neste mês, o quadro mais indicado é que o período letivo seja conduzido até pouco antes do final de dezembro. Com isso, as provas finais ficariam para janeiro de 2012.

Vestibular

Seguem as datas de inscrição e concurso normais. "Está garantido e já temos mais de 12 mil inscritos", afirma o reitor.

Feira de Profissões

Akel Sobrinho disse estar disposto a manter a data da Feira de Profissões, atualmente agendada para os dias 2,3 e 4 de setembro. Para isso, ele disse já ter feito um pedido para o comando de greve para que a atividade possa ser viabilizada.

Praticamente todas as reivindicações dos servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em greve desde meados de junho, foram atendidas por uma proposta apresentada ontem pela Reitoria da faculdade, deixando grevistas e instituição perto de um acordo. No entanto, a paralisação deve ser mantida até que as negociações nacionais do movimento avancem, o que pode ocorrer em uma reunião marcada para amanhã.Para o presidente do Sin­di­cato dos Trabalhadores em Edu­cação do Terceiro Grau Público de Curitiba e do Litoral (Sin­ditest), Wilson Messias, as propostas da UFPR são razoáveis e estão bem encaminhadas. Contudo ele explica que o acerto não é possível no momento devido à discussão existente em âmbito nacional. "Nós estamos em um movimento muito maior, que conta com universidades de todo o país e não podemos abandoná-lo no meio do caminho", diz Messias. De qualquer forma, ele não descarta que a greve possa estar próxima de um fim.

No Paraná, as reivindicações já poderiam ser atendidas. Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a proposta oferecida pela universidade contempla as exigências mais importantes dos grevistas. Entre elas está a criação de uma comissão para determinar a implantação da jornada de 30 horas e também a formação de um grupo de trabalho para discutir um plano de melhorias das condições de trabalho em alguns setores da UFPR. A contrapartida exigida pela instituição seria o restabelecimento imediato das aulas.

No país

Nacionalmente, a negociação envolve a participação de outras 49 instituições de ensino e tem como exigência principal o aumento do piso salarial da categoria. De acordo com Messias, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) tem intermediado o diálogo dos servidores com o governo federal.

"Com o avanço da discussão local e o desenvolvimento da negociação em Brasília, nossa expectativa está em alta. Pode ser que durante esta semana a greve chegue ao final e, se isso acontecer, estamos preparados para o pronto reinício das aulas", afirma Akel Sobrinho.

UTFPR

Alguns dos professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná fizeram uma paralisação ontem e mantêm o movimento hoje, quando será realizada uma assembleia para decidir os rumos do indicativo de greve. A universidade e o Sindicato dos Professores da Universidade Tecnológica do Paraná não souberam informar quantos professores participaram do movimento nem quais câmpus foram atingidos.

* * * * *

Interatividade

A greve na UFPR já causou prejuízos? Quais?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]