• Carregando...
Fiéis do Terreiro do Pai Jorge, em Colombo, durante culto a Oxalá: passeata contra a discriminação | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Fiéis do Terreiro do Pai Jorge, em Colombo, durante culto a Oxalá: passeata contra a discriminação| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Culturas dissonantes

Se adeptos de cultos de matriz africana e homossexuais são a bola da vez do preconceito, o povo cigano sofre discriminação parecida na sociedade. O estigma é reforçado por histórias clássicas contadas pela literatura brasileira, como Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e por publicações mais recentes.

Leia a matéria completa

Você sabia

No Brasil, as religiões com matriz africana sobreviveram à perseguição dos senhores de engenho, à vigilância da Igreja Católica, e, atualmente, sobrevivem à intolerância dos neopentencostais.

A origem da umbanda remonta os cultos às entidades africanas, aos caboclos (espíritos ameríndios), aos santos do catolicismo popular e às outras que foram inseridas, após a influência do kardecismo, que foi criado na França por Allan Kardec.

Ogum: Deus da guerra.

Oxalá: Maior dos orixás. Simboliza as energias produtivas da natureza.

Oxossi: Deus da caça.

Xangô: Deus da justiça.

Oxum: Deusa da cachoeira.

Iemanjá: Senhora dos mares.

Nanã: Mãe da chuva.

Fonte: site Parque Memorial Quilombo dos Palmares, endereço eletrônico www.quilombodospalmares.org.br.

Política

Três casos recentes chamam atenção para preconceito racial e sexual entre figuras públicas

Presidente negro nos Estados Unidos

No próximo dia 4, os Estados Unidos terão a oportunidade de superar o preconceito e eleger o seu primeiro presidente negro, o qual, segundo estudiosos, está enfrentando na campanha o chamado "racismo sem racistas".

Prefeito solteiro em São Paulo

Ontem, o eleitor paulistano reelegeu o prefeito Gilberto Kassab (DEM) em São Paulo (SP). Ele é solteiro e o fato foi explorado na campanha eleitoral da adversária Marta Suplicy (PT). A idéia de colocar em dúvida a sua orientação sexual não pegou bem, afinal a candidata sempre esteve ao lado dos gays. Ela é autora de um projeto de lei que disciplina a união entre pessoas do mesmo sexo.

Travesti vereador em Salvador

No dia 4 de outubro deste ano, o travesti Leo Kret do Brasil (PR) foi eleito vereador em Salvador (BA). Ele foi o quarto mais votado na cidade, com 12.861 votos. O vereador diz que é uma mulher e pretende usar o banheiro feminino. Mas o regimento da Câmara diz que Leo terá de usar terno e o banheiro dos homens.

O pai Jorge Kibanazambi, líder espiritual da Roça de Candomblé no Jardim Ana Terra, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, passou a fazer uma passeata por ano para mostrar que o seu culto religioso não é demoníaco, magia negra ou outra lenda do gênero. A última aconteceu dia 19 de outubro passado, durante a festa de Oxalá. Os cultos de matriz africana e o grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) são hoje as principais vítimas de preconceito no país, de acordo com Perly Cipriano, subsecretário de Promoção dos Direitos Humanos da presidência da República.

O Paraná tem cerca de 2 mil terreiros de candomblé e umbanda, dos quais pelo menos 600 estão instalados em Curitiba e na região metropolitana. Alguns estão abertos oficialmente desde a década de 50, mas ainda hoje são alvo de preconceito da sociedade. Isso acontece no Brasil, um país cosmopolita, mestiço, mas cercado de racismo, homofobia, intolerância religiosa e outras discriminações.

O preconceito levou à morte 122 homossexuais no Brasil ano passado, conforme registros do Grupo Gay da Bahia. É também na Bahia que são registrados muitos casos de invasões e incêndios de terreiros de cultos afro-brasileiros, assim como no Rio de Janeiro, onde houve uma manifestação recente contra estes ataques vindos dos neo-evangélicos – fiéis de igrejas evangélicas mais radicais.

Em Curitiba, o último terreiro a ser incendiado foi a Casa Vó Cambinda, no bairro Abranches, há cerca de dois anos. "Eu não tenho provas. Um dia recebi ameaças de fiéis de outras religiões e noutro perdi tudo com o incêndio", conta a mãe-de-santo Diva de Oxóssi. A casa foi reaberta após três meses graças à ajuda dos seguidores.

Segundo Dorival Simões, presidente do Cebras – Conselho Mediúnico do Brasil e Federação Paranaense de Umbanda e Culto Afro-Brasileiro –, o apedrejamento é algo comum nos terreiros. Alguns casos vão parar na delegacia, outros viram ações de indenização por danos morais e materiais. "Há duas ações no estado por causa da intolerância religiosa, nas cidades de Terra Roxa e Umuarama", informa Simões.

Explicação

Segundo especialistas ouvidos pela reportagem da Gazeta do Povo, a discriminação é uma forma de tentar se proteger contra a diferença, embora a diversidade seja um direito consagrado na Constituição.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criou o projeto "Discriminação", com o intuito de estudar os aspectos psíquicos que despertam o preconceito. Um dos objetivos do programa é a prevenção e preservação da saúde mental de quem vive este drama.

Segundo o psiquiatra gaúcho Telmo Kiguel, coordenador do departamento de psicoterapia da ABP, todos têm dentro de si a discriminação. "Eu, você e todos. É impossível não ter isto, como é impossível não sentir inveja, nem ciúme."

Kiguel lembra que a criança quando nasce pode não reconhecer o pai, ou, às vezes, pode começar a chorar diante do avó ou de uma visita, por causa da ignorância ou por não reconhecer o outro. "Se ela é educada para aceitar o maior número de pessoas, terá de conviver com o branco e o negro da mesma forma. Mas se a família transmite algum preconceito, essa atitude pode marcá-la. Ela precisa aprender a conviver com o novo e as diferenças."

A educadora Tânia Maria Baibich-Faria, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-doutora pela Universidade de Michigan e estudiosa da questão do preconceito, diz que todo aquele que foge do padrão social – branco, não-pobre e cristão – será discriminado. "Isso se torna natural de tal forma que as pessoas nestas condições sequer se dão conta de que são privilegiadas. A democracia racial é uma das vendas para que não se olhe o que está acontecendo na sociedade", afirma a especialista, sobre um dos mitos nacionais, o da cordialidade racial.

De acordo com Tânia Maria, a pedagogia do antipreconceito é papel da escola, pois "o preconceito é como o vírus da gripe – uma luta que não termina, vai se desfigurando e se disfarçando."

Segundo Perly Cipriano, a sociedade precisa pensar mais na criminalização da homofobia. "Os pais aceitam um filho especial, com síndrome de Down, cego, ou fruto da miscigenação racial. Mas a homofobia é alimentada dentro da própria família, no trabalho, na escola e em outros locais. Por quê?", questiona.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]