Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba ao relento

A rua do mundo

A questão dos moradores de rua é um problema mundial. É mais acentuada nos países pobres e em desenvolvimento, mas não exclui Estados Unidos e Europa. Nos países europeus a questão está ligada ao fim do comunismo, fato que fez as pessoas buscarem locais mais desenvolvidos. Os imigrantes acabam sendo excluídos dos serviços públicos e levados a regiões mais afastadas das cidades. Nos Estados Unidos há muitos moradores nas grandes cidades, como em Nova Iorque. Já a Índia possui um alto número de indigentes, quase o mesmo número de pobres no Brasil.

Apesar das semelhanças, pesquisadores afirmam que o conceito de morador de rua varia de país para país. Assim como na França está mais ligado aos imigrantes, nos Estados Unidos está relacionado à ideia de "homeless" ou sem casa, o que faz o governo direcionar as políticas mais para o setor de habitação.

América Latina

São nossos vizinhos latino-americanos que compartilham o problema de uma forma semelhante. Maria Lúcia Lopes da Silva, doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade de Brasília, afirma que o Brasil é um dos países mais avançados da região. "A maioria nem fez uma pesquisa nacional ainda. Por isso estamos fazendo um trabalho grande em conceituar o que é a população de rua", conta. México e Argentina estão estruturando a realização de um censo e o Chile possui um programa chamado "Chile Solidário", com uma transferência de renda para pessoas nesta situação. A pesquisadora afirma, no entanto, que não há nenhum país com uma política eficiente e exemplar nesta área. (PC)

Veja também

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.