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A coluna falou ontem a respeito do protesto contra a derrubada de uma árvore no bairro Alto da Glória, em Curitiba. Em outras regiões da cidade os curitibanos também resolveram se manifestar. Preocupados com a possibilidade de que um plátano seja cortado para dar lugar a fios de energia no bairro Água Verde, moradores organizaram um abaixo-assinado pela internet – até o final da tarde de sexta-feira o documento contava com cerca de 2 mil apoiadores. A árvore fica na Rua Professor Assis Gonçalves, entre as ruas Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "A árvore, segundo relatos, teria cerca de cem anos. É de grande porte, bastante frondosa e está em excelentes condições de saúde: portanto, não há risco de que venha a cair, ameaçando transeuntes ou moradores", afirma Felipe Dittrich Ferreira.

Condenada

Más notícias para os moradores: segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o corte deste plátano de grande porte foi autorizado pelo Departamento de Pesquisa e Monitoramento, após várias vistorias. A solicitação foi feita pela Copel, para instalação da linha Santa Quitéria/Batel, que reforça a rede local. A autorização do corte levou em conta ainda que a árvore é de espécie exótica, apresenta lesão no tronco e prejudica o calçamento e a acessibilidade, já que dificulta a passagem no local.

Campanha causa reações negativas

Na última semana, uma campanha apoiada pela prefeitura de Curitiba chamou a atenção de usuários do transporte coletivo. Cartazes colados nas janelas dos ônibus trazem frases como "Fui agredida no trânsito. Eu perdoei. Abra mão do seu desejo de vingança" (foto). Para alguns passageiros, a iniciativa estimula a impunidade, já que sugere às vítimas o perdão aos agressores/infratores. Criada pela organização não governamental Instituto Brasil Jovem, com sede no bairro Boqueirão, a campanha inclui outros cartazes, que fazem referência, por exemplo, a injustiças cometidas no trabalho e humilhações sofridas na escola. As situações são sempre apresentadas com o imperativo "Perdoe".

O sentido do perdão

Segundo o presidente do Instituto Brasil Jovem, Rudolf Arno Heinrichs, as reações foram provocadas pelo entendimento equivocado do conceito de perdoar. "A campanha entende o perdão como o processo mental que busca cessar o sentimento de vingança, ressentimento ou raiva contra outra pessoa", afirma. No site da iniciativa (http://perdoe.org.br/), um texto explica que "a vingança poderia ser considerada como o fato de se fazer justiça, porém, com as próprias mãos. E aí começa um grande problema, pois em poucas situações o que se fará na sequencia vai reparar em sua totalidade o erro cometido". Por e-mail, a prefeitura informou que "cede alguns de seus espaços para campanhas de iniciativa da comunidade, e, com essa cessão, a logomarca da prefeitura é colocada nessas campanhas. As campanhas não são de iniciativa da prefeitura, e a prefeitura não tem nenhum gasto com elas".

Encontro Linkedin

No mês que vem, dia 14, acontecerá no Centro de Convenções de Curitiba a 9ª edição do Encontro Networking Curitiba. Promovido por usuários da rede social Linkedin, o evento espera receber mais de 140 profissionais de diversas áreas, que além da troca de cartões, participarão de dinâmicas e debates que geram negócios. Na última edição, por exemplo, 70% dos participantes afirmaram ter fechado negócio após o encontro. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do encontro (www.networkingcuritiba.com.br/inscricao). Até 31 de abril, o investimento será de R$ 120.

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