Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Abatido e solitário, Palocci planeja defesa

Brasília – O ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci está abatido, solitário e com a saúde debilitada. Nem de longe lembra o político que foi um dos homens mais influentes da República nos últimos três anos.

As poucas pessoas que mantêm contato com ele relatam a figura de um homem deprimido, que se sente só e abandonado. Um desses interlocutores conta que passou mais de duas horas com o ex-ministro dias atrás e o telefone de sua residência não tocou uma única vez. Um cenário bem diferente da situação que vivia há quatro semanas.

Palocci não esconde a preocupação com o futuro. Teme as investigações que estão em curso não apenas pelo episódio da quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, mas também as que são conduzidas em âmbito estadual sobre o período em que foi prefeito de Ribeirão Preto.

A amigos, o ex-ministro disse que vai aproveitar o período de quarentena para cuidar de sua situação jurídica.

"Estou descansando. Primeiro, vou resolver a minha situação jurídica. Estou tentando organizar a minha defesa. Só depois vou pensar no que vou fazer da minha vida", disse Palocci numa dessas conversas.

A outro amigo, desabafou: "Não tenho mais controle sobre a minha vida".

Inconformismo

Segundo um parlamentar petista, Palocci manifestou inconformismo com o fato de sentir-se abandonado pelo governo. Reclamou em mais de um momento da forma como tem sido tratado por antigos companheiros e até pelo presidente Lula. Esperava mais solidariedade.

Apesar do abatimento, ele procura minimizar a solidão das últimas semanas, desde que foi demitido pelo presidente: "Fazia muito tempo que não ficava comigo mesmo", teria dito o ex-ministro.

Ele continua morando na residência oficial no Lago Sul, bairro nobre da capital, mas não decidiu se volta logo para Ribeirão Preto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.