Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Proposta

Abrigo educa pelo trabalho

Júlio Cézar Oliveira, 21 anos, sabe que faz parte de um grupo privilegiado. Sua história tinha tudo para dar errado. Aos 7 anos estava na rua e envolvido com drogas, com histórico de violência doméstica e assassinato na família. Aos 10 anos, foi abordado por uma educadora de rua da Casa dos Meninos de Quatro Pinheiros, em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba. Na instituição, o jovem encontrou a oportunidade para mudar seu destino.

Referência nacional, a instituição abriga cerca de 70 meninos em situação de risco. A proposta pedagógica da casa é baseada no princípio "educação pelo trabalho", que recupera a auto-estima das crianças e adolescentes e faz com elas tenham consciência de seus direitos de cidadania, assim como de seus deveres.

Quem entra na casa começa a freqüentar escola, participa da formação educacional através de atividades agrícolas e também de cursos profissionalizantes que são escolhidos de acordo com o desejo e aptidão pessoal de cada criança e com a necessidade do mercado brasileiro.

"Quando cheguei aqui não sabia nem ler, nem escrever", conta Júlio. Hoje, o jovem está no segundo ano do curso de Administração, fala inglês e trabalha como educador na casa. "O meu conselho para quem está nas ruas como eu estive é aproveitar as oportunidades. Elas são raras e não podem ser desperdiçadas", afirma. (AA)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.