• Carregando...

Recife e Rio de Janeiro (AG) – As ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes estão sendo intensificadas, desde ontem e durante o carnaval em sete cidades brasileiras: São Paulo, Salvador, Rio, Recife, Olinda, Florianópolis e Fortaleza.

Foi lançada, em Recife, a campanha nacional de prevenção da exploração sexual da criança e do adolescente, que traz o slogan "Unidos Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Entre para este Bloco".

A campanha, criada pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, em parceria com ongs e entidades de defesa dos direitos humanos, mobilizará entidades públicas e privadas responsáveis por setores ligados à atividade turística, como hotéis, bares, restaurantes, agentes de viagem, companhias áreas, taxistas, além de prefeituras, ministérios, organizações não-governamentais e entidades de classe.

A campanha contará com vídeos exibidos nas redes de televisão, leques e panfletos educativos, e será o principal canal para a divulgação do número de um Disque-Denúncia (0800-990-500) contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A programação também prevê que os passageiros de vôos com destino às cidades envolvidas na iniciativa recebam informativos sobre as ações de prevenção contra a violência e abuso sexual infanto-juvenil.

Durante o lançamento da campanha, o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, defendeu que a luta contra o abuso sexual de crianças e de adolescentes e contra o turismo sexual são questões a serem resolvidas por toda a sociedade.

"Ao contrário do que se imagina, o abuso não é caso de polícia, mas de toda a sociedade: do poder público, principalmente prefeituras, da rede de hotéis e da sociedade civil", disse. "É uma chaga que deve ser evitada e punida de forma severa."

Durante a campanha, 55 postos da prefeitura de Recife vão distribuir abanadores e folhetos aos turistas e à população com mensagens da campanha. Também serão distribuídos, em pontos espalhados nos pólos de animação de Olinda e de Recife, leques, adesivos e outros materiais informativos com a intenção de sensibilizar a população local e os turistas para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o período de carnaval. A prefeitura de Recife também instalou no Terminal Marítimo de Passageiros uma Central de Atendimento ao Turista que funcionará durante o carnaval.

Rodovias

A Polícia Rodoviária Federal participará da mobilização afixando nos carros adesivos alusivos à campanha.

No Rio de Janeiro serão distribuidos abanadores nas praias da Zona Sul, panfletos em bares e restaurantes e adesivos para veículos que atravessarem a ponte Rio-Niterói durante a semana do carnaval. Os dois aeroportos da cidade – Santos Dumont e Internacional Tom Jobim (Galeão) – ganharão banners da campanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]