Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Ação faz alerta para a prevenção da gravidez na adolescência

Jovens distribuíram materiais informativos pelo Centro da cidade par antecipar as ações de conscientização do Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Jovens distribuíram panfletos durante ação de conscientização para a prevenção da gravidez na adolescência | Ivonaldo Alexandre / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Jovens distribuíram panfletos durante ação de conscientização para a prevenção da gravidez na adolescência (Foto: Ivonaldo Alexandre / Agência de Notícias Gazeta do Povo)
Para finalizar a ação de prevenção da gravidez na adolescência, jovens soltaram balões na Avenida Sete de Setembro |

1 de 1

Para finalizar a ação de prevenção da gravidez na adolescência, jovens soltaram balões na Avenida Sete de Setembro

Jovens participaram de uma ação que faz um alerta para a prevenção da gravidez na adolescência pelo Centro de Curitiba nesta quinta-feira (23). Eles distribuíram materiais informativos sobre a gravidez na adolescência pelas ruas e praças do centro, shoppings e escolas. A ação ocorreu entre as 7h30 e 14 horas, para promover o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, que será lembrado no próximo domingo (26).

Este é o quarto ano consecutivo que a mobilização é realizada em pelo menos 70 países da Europa, Ásia e América Latina.

Gravidez

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15 milhões de adolescentes ficam grávidas a cada ano. Além da gravidez indesejada, o início precoce da vida sexual aumenta os riscos de contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Uma pesquisa nacional, coordenada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) em parceria com a Bayer Schering Pharma, com 1.889 mulheres, aponta que 67% das mulheres não pedem para o parceiro usar preservativos em todas as relações sexuais. Entre as entrevistadas, 33% tiveram sua primeira relação sexual antes dos 16 anos.

No Brasil, o número de partos na adolescência apresentou queda nos últimos cinco anos, segundo levantamento do Ministério da Saúde. A redução no número, ao longo da década, é de 34,6%, sendo que a maior redução aconteceu em 2009, quando foram realizados 444,056 partos de adolescentes no país.

Serviço

Mais informações nos sites Viva Sua Vida, Your Life, Celsam e Programa Ato.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.