• Carregando...
Jovens distribuíram panfletos durante ação de conscientização para a prevenção da gravidez na adolescência | Ivonaldo Alexandre / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Jovens distribuíram panfletos durante ação de conscientização para a prevenção da gravidez na adolescência| Foto: Ivonaldo Alexandre / Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Para finalizar a ação de prevenção da gravidez na adolescência, jovens soltaram balões na Avenida Sete de Setembro

Jovens participaram de uma ação que faz um alerta para a prevenção da gravidez na adolescência pelo Centro de Curitiba nesta quinta-feira (23). Eles distribuíram materiais informativos sobre a gravidez na adolescência pelas ruas e praças do centro, shoppings e escolas. A ação ocorreu entre as 7h30 e 14 horas, para promover o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, que será lembrado no próximo domingo (26).

Este é o quarto ano consecutivo que a mobilização é realizada em pelo menos 70 países da Europa, Ásia e América Latina.

Gravidez

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15 milhões de adolescentes ficam grávidas a cada ano. Além da gravidez indesejada, o início precoce da vida sexual aumenta os riscos de contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Uma pesquisa nacional, coordenada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) em parceria com a Bayer Schering Pharma, com 1.889 mulheres, aponta que 67% das mulheres não pedem para o parceiro usar preservativos em todas as relações sexuais. Entre as entrevistadas, 33% tiveram sua primeira relação sexual antes dos 16 anos.

No Brasil, o número de partos na adolescência apresentou queda nos últimos cinco anos, segundo levantamento do Ministério da Saúde. A redução no número, ao longo da década, é de 34,6%, sendo que a maior redução aconteceu em 2009, quando foram realizados 444,056 partos de adolescentes no país.

Serviço

Mais informações nos sites Viva Sua Vida, Your Life, Celsam e Programa Ato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]