• Carregando...
Entre as melhorias feitas no Zoológico nos últimos meses está a construção de uma nova casa para as girafas | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Entre as melhorias feitas no Zoológico nos últimos meses está a construção de uma nova casa para as girafas| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

O Zoológico de Curitiba é um dos pontos turísticos mais movimentados da cidade: recebe cerca de 7 mil visitantes nos fins de semana. O índice varia entre 13 mil e 15 mil em período de férias ou feriados prolongados – a média do Jardim Botânico, por exemplo, é de dez mil visitantes. Apesar da grande visitação, uma reclamação é comum aos usuários: a precariedade no acesso.

A entrada principal é estreita e os motoristas invadem a pista contrária para desviar dos buracos. No outro acesso – usado pelo ônibus da linha Zoológico – há também muitos buracos.

Num dia quente e ensolarado como o de ontem, em que o local recebeu grande visitação, motoristas tiveram dificuldade. Para o motorista Altair Lopes da Silva, a falta de qualidade do acesso impede o crescimento de visitação. "É perigoso fazer curvas na estrada principal, sobretudo se tiver que dividir com ônibus, caminhão ou outros veículos maiores", reclamou. Ele elogiou, porém, a manutenção e algumas melhorias do espaço, como a construção de banheiros e lanchonetes.

"É bom vir aqui para passear com as crianças em um dia desses", disse a técnica em desenvolvimento Jucilene Santos. "A infraestrutura é boa, mas é preciso melhorar a estrada."

De acordo com a administração municipal, uma operação "tapa-buracos" será iniciada na semana que vem nas nove regionais da prefeitura. As duas vias de acesso ao Zoológico devem ser contempladas pela iniciativa.

Visitação

Casais de jovens, idosos e famílias inteiras – em especial com crianças – aproveitaram a Sexta-feira Santa para visitar o Zoo. Ao lado de outros 15 familiares – sete deles crianças –, a assistente administrativa Telma Filipaki contou que visita o local uma vez a cada dois meses para matar a curiosidade dos pequenos da família, mas reclamou da escassez de novas atrações. "Já foi melhor. Poderia estar mais bem cuidado, parece um pouco abandonado, principalmente a parte das aves", afirmou.

A prefeitura diz investir constantemente em melhorias para o público e no bem-estar dos animais. Um exemplo é a construção de uma nova casa para as girafas.

O Zoo não integra a linha Turismo, que percorre as principais atrações turísticas da capital. Conforme a prefeitura de Curitiba, o local está muito distante dos outros pontos de visitação. O percurso da linha, feito em cinco horas (considerando ida e volta), seria demasiadamente prolongado em caso de inclusão. A prefeitura informa ainda que estuda a possibilidade de incluir o espaço como roteiro alternativo.

* * * * *

Interatividade

Que sugestões você daria para a melhoria do Zoológico?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou deixe seu comentário abaixo

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]