• Carregando...
Política nacional de cuidado com os idosos deve ser criada
Política nacional de cuidado com os idosos deve ser criada| Foto: Bigstock

Um estudo sobre adoção e acolhimento de idosos está sendo feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MFFDH). A ideia é que as sugestões da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) possam subsidiar projetos de lei sobre o tema que tramitam no Congresso.

Um grupo de trabalho interministerial também deve ser criado para elaborar uma política nacional de cuidado com os idosos e tratar de temas como violência e abandono.

Matéria da Gazeta do Povo mostrou como o assunto é complexo, pois envolve questões como as responsabilidades de quem adota, herança e patrimônio, penalizações para a família que abandonou o idoso, entre outras.

Ações como essas são incentivadas pelo envelhecimento da população. O número de brasileiros com mais de 65 anos cresceu 26% entre 2012 e 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total de pessoas nessa faixa etária deverá dobrar até 2042, quando serão 57 milhões de idosos. E, em 2060, segundo projeção do instituto, haverá no país mais idosos do que jovens.

Além disso, de acordo com uma pesquisa feita em 2018 pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o número de abandono de idosos aumentou 33% entre os anos de 2012 e 2017.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]