• Carregando...
Droga apreendida no sábado pelo Denarc | Divulgação / AEN
Droga apreendida no sábado pelo Denarc| Foto: Divulgação / AEN

Traficantes usavam adolescente para comercializar drogas

Uma jovem de 16 anos foi apreendida no final de semana em Curitiba com 8,1 quilos de cocaína, 1,2 quilo de maconha e 70 gramas de crack, droga que poderia render até meio milhão de reais caso fosse vendida a usuários, segundo a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). É a maior apreensão de cocaína da história da capital, confirma o delegado Rodrigo Brown. Também foi preso o namorado da adolescente, Rodrigo César dos Santos, de 18 anos, que portava ilegalmente duas pistolas nove milímetros, de uso exclusivo da polícia.

Os policiais do Denarc receberam uma denúncia no sábado (11) que levou até a jovem na rodoferroviária de Curitiba. Ela portava pequena quantidade de drogas e estava acompanhada por duas amigas que iriam até Guaratuba. "Provavelmente fariam uma festinha com as drogas por lá, nada de muito grave. Checando os registros, encontramos diversas denúncias envolvendo a menina que nos levaram até uma pensão no Bairro Alto", relata Brown.

Foi em um quarto do hotel de alta rotatividade que a Polícia Civil encontrou a droga, que poderia render até R$ 500 mil. Além dos entorpecentes, duas balanças de precisão e buchas usadas para embalar o produto foram apreendidas. A polícia estima que o local era usado como ponto de compra e venda de drogas. "Iremos agora intimar o dono da pensão. É difícil acreditar que ele alugava o quarto para uma menor e não soubesse do envolvimento com tráfico", disse o delegado.

De acordo Brown, é a maior quantidade de droga apreendida dentro do perímetro urbano da capital paranaense. "Já fizemos outras apreensões em estradas, mas sem dúvida essa é a maior quantidade de drogas que pegamos que seria destinada para traficantes da cidade [Curitiba]", afirma o policial.

À polícia, a jovem teria admitido ter conexões com uma quadrilha perigosa de São Paulo. Brown acha a hipótese razoável, pois uma menor de idade sem o respaldo de uma quadrilha poderosa seria vulnerável a usuários ou traficantes da região. Segundo investigações da polícia, a droga viria de ônibus da capital paulista. "Em três ou quatro dias, esses oito quilos já teriam sido repassados a outros traficantes", cogita Brown.

Depois da pensão, os investigadores se deslocaram até a casa do namorado dela – um sobrado no mesmo terreno da casa da mãe da jovem. Lá encontraram pequena quantidade de drogas e duas pistolas calibre nove milímetros, de uso exclusivo da polícia. O rapaz será transferido ao Centro de Triagem de Piraquara. Já a menor está apreendida na Delegacia do Adolescente aguardando decisão da Vara da Infância e da Adolescência.

"Temos informações que ela teria sido detida há alguns meses com 150 gramas de cocaína por outra unidade policial. Espero que, desta vez, ela fique mais tempo fora de ação", diz o delegado.

Menores

O delegado Rodrigo Brown alerta que menores usados como "mulas" (jargão do tráfico de drogas para designar os intermediadores do comércio ilegal) são rapidamente descartados ao virarem maiores de idade. "Esses menores não fazem noção do valor que eles estão movimentando. Para não correrem o risco de serem delatados, os traficantes depois executam esses então aliados assim que eles completam 18 [anos]", explica Brown.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]