Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Londrina

Adutora se rompe na Avenida Ayrton Senna

Rompimento agrava situação do Córrego Capivara, que já estava sendo assoreado por obra da avenida

Tubulação da Sanepar estourou nas obras da Avenida Ayrton Senna nesta sexta (17) em Londrina | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
Tubulação da Sanepar estourou nas obras da Avenida Ayrton Senna nesta sexta (17) em Londrina (Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina)

Uma das três adutoras que levam água do Ribeirão Cafezal para a estação de tratamento de água da Sanepar, localizada no centro de Londrina, no Norte do Paraná, se rompeu nesta sexta-feira (17). Juntas, as três adutoras captam 730 litros de água por segundo. O rompimento ocorreu na obra de continuação da Avenida Ayrton Senna, na zona sul, e foi detectado pelo fiscal Valter Piola, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Ele foi ao local verificar a situação de um carreamento de terra para o Córrego Capivara, que passa pelo local da obra, quando verificou o rompimento.

Técnicos da Sanepar estiveram no local para avaliar o estrago. Durante todo o dia, a água do vazamento foi drenada para o córrego. Para consertar o rompimento, foi necessário abrir o solo para procurar a parte quebrada da adutora, que tem meio metro de diâmetro. "Depois que o solo for aberto, o aterro que foi feito estará perdido. Vai precisar fazer outro, e precisamos evitar que mais água caia no Córrego Capivara", disse Piola. O fiscal defende que seja feita uma revisão do licenciamento da obra para inclusão de novas condições, em conjunto pelo IAP, Sanepar e Visatec, responsável pela obra.

Segundo Roberto Massami Arai, da Sanepar, não há risco de faltar água, mas ele orienta que moradores das regiões oeste e norte reduzam o consumo nos próximos dias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.