Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Caos aéreo

Aeronáutica acena com gratificação a controladores

São Paulo – Para tentar conter o clima de revolta entre os controladores de vôo, que ameaçavam entrar em operação padrão no carnaval, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, acenou durante a semana com uma gratificação para os militares de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil. A proposta da gratificação, estudada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, seria estendida também para outros oficiais das três Forças, mas não aos controladores civis. Para os controladores, trata-se de uma manobra, pois, segundo eles, uma gratificação desse valor e para tanta gente seria inviável.

Já o ministro da Defesa, Waldir Pires, telefonou para o presidente do Sindicato dos Profissionais do Tráfego Aéreo do Rio, Jorge Botelho, e pediu paciência aos controladores. No fim do dia, Botelho assinou nota com a Federação Brasileira de Associações de Controladores de Tráfego Aéreo. "Não há nem nunca houve qualquer tipo de articulação, movimento ou organização com o intuito de gerar transtornos à Circulação Aérea Nacional no período que compreende o feriado de carnaval ou em qualquer outro período no ano".

Atrasos

Até o início da tarde de ontem, os atrasos dos vôos chegaram a duas ou três horas, bem maiores que os da sexta-feira, de 1 hora a 1h15. As partidas e decolagens sofreram reflexos da sexta-feira, devido ao movimento intenso de carnaval.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) montou um esquema especial para este feriado, distribuindo 34 fiscais nos 15 aeroportos de maior movimento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.