• Carregando...

Os agentes penitenciários serão escoltados de casa para o trabalho e das unidades prisionais para suas residências. Os ônibus que levam os servidores às unidades prisionais terão escolta de policiais militares, de acordo com o diretor do Departamento Penitenciário do Estado (Depen), Maurício Kuehne. Os agentes não podem portar armas de fogo.

Datalhes da medida ainda não foram divulgados. A escolta será anunciada na tarde desta terça-feira (19) pela secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), Maria Tereza Uille Gomes, e foi adiantada à Gazeta do Povo por Kuehne.

Representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) solicitaram uma reunião com a Seju para tratar da falta de segurança no trabalho e fora dele.

Durante a tarde, o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) foi designado para reforçar as investigações dos assassinatos dos agentes penitenciários.

"Nós estamos com os investigadores empenhados e pretendemos dar uma reposta o mais rapido possível", disse Hamilton da Paz, delegado-chefe da unidade. Segundo ele, existe a possibilidade de os dois crimes estarem ligados. "Mas isso só nós teremos certeza quando identificarmos e prendermos os autores", afirmou.

Protestos

Os agentes penitenciários paralisaram as atividades em algumas unidades prisionais da região metropolitana de Curitiba na manhã desta terça-feira. O ato foi motivado pelo assassinato do agente, Wilmar Prestes da Silva, de 47 anos, no bairro Boa Vista, em Curitiba, na segunda-feira (18).

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Antony Johnson, em seis unidades do complexo penal de Piraquara, uma em Araucária e uma em São José dos Pinhais, as atividades escolares, as visitas, o banho de sol dos presos, entre outras atividades, foram suspensos nesta terça. Segundo ele, a única atividade mantida foi a entrega de alimentação aos detentos. "Protestamos pela morte de nosso colega [na segunda] e pela falta de segurança no trabalho e fora dele", afirmou Johnson. A suspensão das atividades foi confirmada pelo diretor do Depen.

À tarde, além da reunião com a Seju, o Sindarspen fará outro protesto. O ato será em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico.

Morte de agentes

Kuehne afirmou que "ainda é cedo" para afirmar que a morte do agente, no Boa Vista, tenha relação com outros casos de violência envolvendo a categoria, o que está sendo investigado pela Polícia Civil. A morte do servidor na segunda-feira (18), foi o segundo caso de assassinato de agente penitenciário em Curitiba em cinco dias. Valdeci Gonçalves da Silva, de 35 anos, foi morto com 11 tiros, na Cidade Industrial de Curitiba, na noite da última quarta-feira (13). Ele trabalhava como agente penitenciário na Colônia Penal Agrícola de Piraquara há três meses.

A agente Neusa Bednarzuc, de 43 anos, foi atingida por um tiro, no dia 11, no Xaxim, em Curitiba, depois de reagir a um assalto. Por enquanto, o caso está sendo investigado como tentativa de roubo.

Outro caso ocorreu no dia 25 de fevereiro, no Pilarzinho, quando o agente penitenciário Jair Dias foi atingido por um tiro, dentro da casa dele. Dois homens seriam os responsáveis pelo crime. Dias foi levado para o hospital e já se recuperou, segundo a polícia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]