• Carregando...

Cerca de mil agricultores do Assentamento 8 de abril (antiga Fazenda 7 Mil) acamparam nesta terça-feira ao redor do prédio da prefeitura de Jardim Alegre, na região Centro-Norte do estado. Os produtores exigem melhorias nas estradas já existentes e a abertura de outras.

Um acordo firmado nesta tarde evitou que algumas famílias ficassem no interior do prédio. Os manifestantes anunciaram que só sairão do local depois de obter garantias de que as estradas serão arrumadas para viabilizar o transporte escolar e o escoamento da safra.

O prefeito Mauro Oriani (PT) se reuniu com os agricultores e ponderou que a prefeitura não tem condições de atender sozinha as reivindicações deles. Ele lembrou que no dia 7 de fevereiro esteve em Curitiba em companhia de representantes dos assentados e pediu ao governo do estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a liberação emergencial de uma moto-niveladora, uma pá-carregadeira, um trator de esteira e três caminhões do tipo basculante, por um período mínimo de 90 dias.

Segundo Oriani, com a disponibilidade destas máquinas e veículos seria possível melhorar as estradas em situação mais precária.

Convênio

Em nota, a superintendência regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou que obras de infra-estrutura em assentamentos são realizadas por meio de convênios com as prefeituras e que a construção de estradas no 8 de abril depende de um projeto técnico a ser enviado pela prefeitura de Jardim Alegre.

A antiga Fazenda 7 Mil foi ocupada em 8 de abril de 1997 por cerca de 800 famílias do MST, depois de o Incra declarar o imóvel improdutivo. A área foi desapropriada e hoje vivem no local 562 família que produzem milho, arroz, feijão, algodão e outras culturas de subsistência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]